Trator Cat® de nova geração oferece tecnologia e produtividade

Edição: 
Nº 63

Trator Cat® de nova geração oferece tecnologia e produtividade

O modelo D7, único da categoria fabricado no Brasil, possui transmissão automática de quatro velocidades e movimenta mais material por litro consumido 
 

A linha de tratores de esteira Cat® ganha um reforço de qualidade com o lançamento do D7, um trator de nova geração que possui transmissão automática de quatro velocidades, o que aumenta seu desempenho com baixo consumo de combustível.  

Caio Quintanilha, consultor de produtos para tratores de esteiras e motoniveladoras da Sotreq, destaca a tecnologia agregada ao novo lançamento da Caterpillar. “O D7 movimenta mais material por litro consumido e possui várias opções de tecnologia que aumentam sua produtividade”, destaca Caio, citando o controle de tração e um sistema que automatiza os movimentos da lâmina, reduzindo ações manuais do operador em até 80%. 
 
Caio destaca também o comando elevado, outro ponto forte deste modelo que traz benefícios em relação à movimentação, durabilidade e ao equilíbrio do trator. “O comando elevado do D7 diminui o impacto do equipamento na roda motriz e auxilia na manutenção do comando final”, explica. 
 
Toda essa tecnologia faz do Cat D7 uma máquina de fácil operação. “Esse é o segundo modelo da nova geração de tratores da Cat. É muito fácil de operar devido a seus joysticks (controles) aprimorados e ao fato de ser uma máquina totalmente automática, com transmissão de quatro velocidades, com a qual o operador não precisa subir ou descer a marcha. Já o uso das tecnologias 2D/3D, que podem vir embarcadas na máquina diretamente da fábrica, é capaz de aumentar a produtividade do trator em até 50%”, afirma Caio Quintanilha.  

Único da categoria fabricado no Brasil 

O trator de esteira D7 é o único equipamento de sua categoria fabricado no Brasil, na fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo. “O D7 tem várias opções de lâminas e de sapatas para melhor atender a todas as necessidades do cliente. Tem configurações para atender a cada aplicação específica, como arranjos florestais ou arranjo para aplicação em aterros sanitários.  
Por ser o segundo trator de esteira da nova geração, ele possui cabine redesenhada com mais conforto para o operador e monitor sensível ao toque de 10 polegadas que auxilia a visibilidade da ‘saúde’ do equipamento”, explica Caio. 

Segurança 

Tecnologia e produtividade são aspectos importantes na escolha de um trator, mas a segurança não fica atrás. A cabine do D7 foi completamente remodelada e oferece um novo padrão em termos de conforto e segurança. A Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem integrada amplia a visibilidade nas laterais do trator de esteira. Os operadores trabalham em um espaço maior e contam com um assento com suspensão a ar com vários ajustes. A cabine Premium opcional ainda oferece apoios de braço totalmente ajustáveis. 

CONSTRUÇÃO