Sotreq recebe nova turma do Programa Trainee

Edição: 
Nº 56

Sotreq recebe nova turma do Programa Trainee

São 25 jovens, que iniciam uma importante etapa na vida profissional

A Sotreq recebeu em março a nova turma do Programa Trainee 2021. São 25 jovens, formados recentemente na área de engenharia e que iniciam uma importante etapa na vida profissional. Além de adquirirem experiência, poderão interagir no ambiente de trabalho e agregar, na prática, novos conhecimentos aos que aprenderam em seus cursos.

O objetivo do Programa Trainee é acelerar o desenvolvimento de profissionais com potencial para assumirem posições estratégicas dentro da empresa. Com isso, contribuem para o crescimento estratégico e sustentável da empresa, alinhados às necessidades dos negócios e tendências de mercado.

Confira, abaixo, os depoimentos de alguns dos participantes, que sintetizam o sentimento dos trainees diante da nova jornada. Eles responderam às perguntas sobre a recepção que tiveram na Sotreq, o que esperam do programa e como avaliam essa oportunidade em suas carreiras.

 

Caio Mendonça, 24 anos, Engenharia de Energia – Cuiabá (MT)

Em um contexto de "novo normal" que estamos vivenciando, que trouxe tantas adaptações para grandes empresas, a Sotreq tem se sobressaído quanto ao relacionamento interpessoal. Mesmo distantes e sem contato presencial, os profissionais que receberam e acompanham os trainees foram muito atenciosos com as nossas necessidades. Desde o primeiro momento os trainees foram guiados com uma comunicação clara, com suporte atencioso e com um planejamento desde o início.

 

Em meu caso particular, este é meu primeiro emprego de carteira assinada. Como um recém-formado da pandemia (2020), que sonhava em ingressar em uma empresa de grande porte e atuar na área de gestão, eu encontrei na Sotreq uma excelente oportunidade para impulsionar fortemente minha carreira, desenvolvendo habilidades empresariais essenciais. Ao fim, no futuro espero poder olhar para trás, para hoje, e conseguir medir meu crescimento. Com este programa, espero me tornar um profissional altamente capaz e contribuir fortemente com o futuro da Sotreq.

 

 

Dandara Santos da Silva, 27 anos, Engenharia de Produção – Rio de Janeiro (RJ)

A recepção do Programa Trainee na Sotreq é super calorosa e interativa, embora estejamos vivendo um momento de pandemia. Fomos acolhidos inicialmente pela Flávia Cardoso, que tomou o papel de nos integrar em todas as áreas da Sotreq. Durante essas ambientações, recebemos as boas-vindas de diversas equipes, assim como do presidente do Grupo, Marcelo Orberg.

 

Completei nove anos no time Sotreq este ano e a participação no Programa Trainee sempre foi um sonho. Considero incrível a ideia do programa e sua capacidade de gerar um conhecimento único em todas as áreas. Embora já estivesse trilhando meu caminho internamente, esta oportunidade vem proporcionando um enorme conhecimento da Sotreq e de todo o Grupo. Sem dúvidas, somada aos cursos de capacitação que estão sendo ministrados, essa experiência ampliará o nosso plano de carreira, além de nos provocar um enriquecimento da visão estratégica dos negócios. Espero aperfeiçoar meu desempenho e habilidades durante o programa, a fim de contribuir para o progresso da Sotreq através dos meus esforços.

 

 

Giovanni Guimarães Junqueira, 25 anos, Engenharia Mecânica – Contagem (MG)

A recepção na Sotreq foi extraordinária! Tenho imenso orgulho em fazer parte do time Sotreq.

Fomos muito bem-recebidos pela equipe do AH e pude logo sentir que os valores da organização não ficam só no papel. É desafiador perceber as expectativas para com os trainees e o foco no seu desenvolvimento, objetivando a sustentabilidade da companhia no longo prazo.

 

Tive a felicidade de conhecer oficialmente meu tutor, Vinícius Durães, e meu conselheiro técnico, Rodrigo Rocha. Espero aprender muito com eles, para que possamos desenvolver um projeto aplicável para gerar valor à Sotreq.

 

Espero durante o Programa Trainee vivenciar diariamente os valores do Grupo. Estou certo de que terei diversas oportunidades de interação com os setores da empresa para construir minha visão sistêmica do nosso negócio. Além disso, espero colocar em prática o que estou aprendendo nos treinamentos para questionar o status quo e me dedicar ao máximo para superar as metas e objetivos. Acredito que essa oportunidade de desenvolvimento acelerado será de fundamental importância para que eu possa assumir posições-chave dentro do Grupo Sotreq.

 

 

Raissa Maués Nascimento, 24 anos, Engenharia de Produção – Carajás (PA)

A oportunidade de participar do Programa Trainee da Sotreq está sendo maravilhosa! Eu já era estagiária, portanto, já entendia um pouco sobre a empresa. Em contrapartida, a vaga que ingressei é de um setor totalmente diferente do qual eu estava estagiando. Mas, devido a ir para uma nova área, pude perceber o quanto todos (sem exceção) gostam e dão valor à empresa, pois fui muito bem-tratada e recepcionada pelo meu novo time. Chega a ser contagiante a animação dos colaboradores e percebo o quanto todos têm “sangue amarelo”, como dizemos com quem trabalha na Sotreq. Estamos nos ambientando e conhecendo cada setor e cada processo do Grupo. Portanto, neste período de onboarding, já tivemos ações para o nosso desenvolvimento, que contemplam cursos, treinamentos comportamentais, bate-papo de carreira com diferentes profissionais e ambientação em diferentes áreas.

 

Tenho as melhores expectativas. Era algo que eu queria muito, pois sei do valor que esse programa tem na empresa. A gente só é trainee uma vez na vida. Então, quero dar o meu melhor e tirar proveito das oportunidades que estão sendo repassadas a nós. Quero poder ter uma visão sistêmica tanto do meu novo setor, quanto da empresa. Poder trazer metodologias ágeis para o meu dia a dia. Espero poder agregar valor e conhecimento na minha carreira profissional e no âmbito pessoal. Sei que, com esse programa de aceleração, temos muito conhecimento a agregar, assim como teremos uma maior visibilidade na empresa e no mercado.

 

Thaís Silva Garcia, 25 anos, Engenharia de Minas – Carajás (PA)

No momento do recebimento, a empresa prestou todo o suporte necessário para o prosseguimento do processo de admissão, mesmo com todos os percalços causados pela pandemia. Tanto a responsável pela admissão quanto os colaboradores foram solícitos e prestativos. Esta primeira impressão foi só um gostinho do clima organizacional que a Sotreq possui e pude confirmar pela convivência que seus valores têm lugar cativo no seu dia a dia. No momento inicial da admissão, tive a oportunidade de lidar com colaboradores que deram um overview da área em que eu iria trabalhar, o que me deixou extremamente animada e ansiosa por tudo que estaria por vir. Agora estamos passando por uma série de treinamentos delineados pelo Programa Trainee, que nos estimula a ter uma visão macro da empresa, desenvolver habilidades e projetos com muito suporte.

 

Definitivamente, espero ter muito mais aprendizado, pois posso afirmar que até o presente momento minhas expectativas estão sendo até superadas. Há muita dedicação e empenho em integrar a equipe de trainees à empresa, não somente no sentido técnico e de como se deve gerar valor para o cliente, mas também de nos sentirmos acolhidos pela empresa, tendo em vista o cenário complicado que o mundo está enfrentando. Fico muito feliz e honrada em fazer parte desse programa no início da minha carreira. Espero contribuir e evoluir junto com essa gigante empresa do mercado.

 

 

Confira a lista de participantes do Programa Trainee 2021:

Caio Mendonça

Carolina Ferreira Dutra Resende

Carolina Soares Bernardo

Dandara Santos da Silva Freitas

Daniela Silva Guimarães

Danillo Ribeiro Miguel

Gabriel Luis Felic

Giovanni Guimarães Junqueira

Laís Santana de Lima

Larissa Guimarães Pinheiro de Oliveira

Lázara Rodrigues de Oliveira Fonseca

Lorenna Miranda Muniz

Lucas Valadares Falci

Rafael Hiroshi Hadara Soares

Raphael Leles Vital

Rafaela de Oliveira Misael

Raíssa Maués Nascimento

Renan Simão da Aparecida

Rodrigo Moura Maciel

Thaís Silva Garcia

Thayná Maciel Athayde

Tiago Ferreira Oliveira

Thiago Maués Oliveira Dillon

Victor Augusto Mascaro de Mendonça

Vítor Marion de Godoy

 

GRUPO SOTREQ