Sotreq promove respeito e inclusão no ambiente de trabalho

Edição: 
Nº 51

Sotreq promove respeito e inclusão no ambiente de trabalho

Com o Programa Diversidade Sotreq, empresa amplia sua luta no combate ao preconceito, seja por gênero, etnia, idade, raça ou orientação sexual

 

O Brasil ocupa o sétimo lugar no Kantar Inclusion Index, um dos primeiros índices globais de inclusão e diversidade do mundo. Baseado no depoimento de cerca de 20 mil funcionários de 24 setores, em 14 países, o ranking foi criado para auxiliar no entendimento e em ações que gerem a igualdade no local de trabalho, considerando determinantes como gênero, etnia, idade e orientação sexual. Se depender da Sotreq, o país tem tudo para subir de posição nessa lista.

 

A maior revendedora de soluções e máquinas produzidas pela Caterpillar do Brasil conta com o Programa Diversidade Sotreq. Respeito, acolhimento e oportunidade são palavras de ordem na pauta dessa iniciativa que, na prática, traz conscientização e condutas para o combate ao preconceito e à discriminação, geralmente provocadas pelas diferenças de classe social, raça, gênero, orientação sexual, entre outros fatores.

 

O Programa Diversidade Sotreq foi desenvolvido para, além de promover um ambiente de trabalho livre de discriminação, garantir oportunidades e direitos igualitários. Por isso, contempla frentes relacionadas a Jovens, Pessoas com deficiência, Raça, Etnia, Gênero e LGBTQIA+.

 

A frente do Programa Diversidade Sotreq dedicada aos jovens oferece a primeira oportunidade de emprego e o desenvolvimento para o trabalho. Para isso, utiliza projetos como o Programa Jovem Aprendiz. Junto a pessoas com deficiência, atua para promover oportunidades igualitárias em relação aos demais colaboradores. A frente dedicada a Raça, Etnia, Gênero e LGBTQIA+ trabalha por um ambiente de trabalho livre de qualquer tipo discriminação, garantindo acolhimento e possibilidades iguais de desenvolvimento de carreira na empresa.

 

O passo seguinte do programa é ensinar pelo exemplo. A direção da Sotreq entendeu que não basta apenas trabalhar pelo respeito à diversidade internamente; deve-se comunicar ao mercado e à sociedade a importância das boas práticas. Para isso, criou uma campanha nas redes sociais com depoimentos de colaboradores que se beneficiam do Programa Diversidade Sotreq.

 

Ancorada nas hashtags #Diversidade e #Igualdade, a campanha traz histórias como a de Wellington Conceição. “O programa proporciona a importância de cada colaborador, independentemente da limitação de pessoas com deficiência. Cada um tem a sua importância no grupo”, afirma o colaborador da Sotreq que é portador de visão monocular e garante ter se sentido bem-recebido na empresa desde o início, assim como outros PCDs.

 

O Programa Diversidade reflete o senso de responsabilidade do Grupo Sotreq no desenvolvimento de ações e diretrizes para ampliar a inclusão no ambiente corporativo. Ao respeitar as diferenças e estimular a cooperação e a sinergia, fortalece os elos dessa corrente do bem que pauta seus valores organizacionais. 

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL