Sotreq desenvolve ações para redução do custo por tonelada em minas

Edição: 
N° 54

Sotreq desenvolve ações para redução do custo por tonelada em minas

A área de CI (Continuous Improvement) da maior revendedora de equipamentos e soluções Cat® do Brasil elabora projetos personalizados para clientes do setor de mineração otimizarem seu custo por tonelada

 

A mineração é estratégica para a economia de todos os países. No Brasil não é diferente. Para auxiliar no desenvolvimento do setor, a Sotreq criou, em 2008, a área de CI (Continuous Improvement) para atuar diretamente na redução do custo por tonelada de seus clientes, utilizando ferramentas e equipamentos produzidos pela Caterpillar. Em 12 anos de atuação, já mostrou resultados em diversas mineradoras, e entre elas estão as maiores do país e algumas das melhores do mundo.

 

Em uma tradução livre, continuous improvement significa melhoria contínua. Na prática, significa que, após ouvir sobre as necessidades da mina e fazer uma análise detalhada do caso, a Sotreq fornece um projeto personalizado para cada cliente implementar a esperada redução de custos e otimização do processo produtivo. “Ao longo dos anos, Sotreq e Caterpillar se desenvolveram para fortalecer o relacionamento com as mineradoras a fim de entregar cada vez mais valor em sua cadeia produtiva, em um intenso trabalho de parceria com essas empresas”, afirma Bruno Salomão, gerente do setor de Eficiência Operacional em Mineração da Sotreq.

 

A ação do CI começa a partir de uma solicitação do cliente. Os projetos podem ser desde melhorias operacionais e de manutenção dos equipamentos até abordagens mais complexas que envolvem soluções em toda a cadeia produtiva por meio do uso de tecnologia e ferramentas Caterpillar. “Contamos com um time capacitado e com know-how na otimização em relação à utilização dos ativos do cliente, gerando projetos personalizados, sempre de acordo com as necessidades de cada mineradora”, explica Salomão.

 

Paulo Panicali, consultor Black Belt da Sotreq, enumera as principais vantagens de firmar parceria com a área de CI. “Em uma mina, tudo conta na hora de contabilizar os custos: seja na infraestrutura, perfuração, carga, transporte ou quantidade de minério produzido. Desta forma, os benefícios podem ser notados na maior disponibilidade de equipamentos, aumento da produtividade e redução de gastos no cotidiano da operação, como pneus e combustível ou qualquer outro custo que o cliente entenda que está acima do orçado anteriormente”, atesta.

 

A Sotreq fornece equipamentos Caterpillar e suporte para minas que exploram minérios de ferro, ouro, bauxita, cobre ou níquel e todas podem obter redução de custos por tonelada com o projeto certo. Salomão indica outro ponto importante. “Atualmente, com o foco das empresas na redução da emissão de carbono, podemos auxiliar os nossos clientes a buscar maior eficiência energética, desde a solução para os equipamentos já presentes nos nossos canais ou mesmo com soluções mais abrangentes, como a DGB (Dynamic Gas Blending) e Trolley, ambos para caminhões fora de estrada, diesel elétricos ou diesel mecânicos”, complementa.

 

Continuous Improvement é um diferencial da Sotreq perante os seus clientes, uma demonstração da parceria da maior revendedora de equipamentos e soluções Caterpillar do Brasil junto ao setor de mineração. Ao apontar caminhos para a redução do custo por tonelada em diferentes tipos e tamanhos de minas, a Sotreq assume papel de protagonista no desenvolvimento do setor nacional.

MINERAÇÃO