Pesquisa aponta acertos da Sotreq na proteção dos colaboradores contra a COVID-19

Edição: 
Nº 49

Pesquisa aponta acertos da Sotreq na proteção dos colaboradores contra a COVID-19

Em parceria com o Great Place to Work (GPTW), a empresa ouviu mais de 2 mil funcionários para conhecer suas preocupações e anseios e traçar as melhores ações na preservação da saúde diante da pandemia

 

O maior ativo de uma empresa são as pessoas. Em função da pandemia pelo novo coronavírus, o Grupo Sotreq se movimentou rapidamente para oferecer todos os cuidados para manter o bem-estar e a vida de seus colaboradores. Um Comitê Gestão de Crise da COVID-19 foi criado junto à alta gestão, que assegurou a aplicação de diversas medidas sanitárias e ajustes comportamentais que têm obtido sucesso.

 

Para ser cada vez mais assertiva em um cenário completamente novo, a Sotreq entendeu a necessidade de ouvir e entender as necessidades e os anseios de seus colaboradores. Para isso, lançou mão de uma pesquisa juntos aos funcionários, em parceria com o Great Place to Work (GPTW).

 

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações para obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Para isso, oferece consultoria para empresas que querem as pessoas no centro de sua estratégia de negócios.

 

ALTO ENGAJAMENTO

A pesquisa em parceria com a GPTW obteve resultados positivos no Grupo Sotreq, com a marca de 2.184 formulários respondidos. A grande adesão acompanhou a avaliação positiva sobre como a empresa se posiciona nas ações relacionadas ao momento atual. Neste quesito, no qual o índice máximo é 100, a Sotreq alcançou a marca de 94. Esse número a coloca acima da média do mercado, que está em 92.

 

A maior revendedora de máquinas, equipamentos e soluções produzidas pela Caterpillar no Brasil também se posicionou bem quanto à percepção dos colaboradores quanto às relações pessoais e comerciais.

 

No quesito Cuidado com as Pessoas, a pontuação foi 96. Isso porque os colaboradores percebem que a empresa tomou todas as medidas necessárias de proteção, colocando os funcionários e os clientes em primeiro lugar. Os gestores se mostraram abertos para ouvir e estão gerenciando a situação atual de maneira eficaz.

 

Também em relação ao incentivo nos Negócios, a pesquisa manteve a Sotreq no Top 90. A compilação da avaliação dos colaboradores garantiu 91 pontos. Os principais motivos foram a percepção de que a empresa os valoriza em relação à contribuição com ideias e sugestões; que os gestores estão mantendo todos informados sobre os efeitos da COVID-19 e de que todos estão ativos na busca de novas e melhores formas de fazer as coisas.

 

AÇÕES ATUAIS E FUTURAS

Desde o início da pandemia, a Sotreq buscou formas de preservar a saúde e a vida de seus colaboradores. Trabalhou com informação, como cartilha para o uso adequado das máscaras, orientações sobre como lavar corretamente as mãos, álcool em gel e aplicação de advertências, entre outras.

 

“Também foi implementada a figura de um Representante como o "Guardião" das ações implementadas em cada localidade. Ele é o responsável por fiscalizar e garantir que as ações estejam sendo aplicadas corretamente. Frequentemente os encarregados dessa missão se reúnem para compartilhar o andamento de cada localidade”

 

___________________________________________________________

VOZ PARA OS COLABORADORES

 

A pesquisa da GPTW também trazia perguntas abertas e opções para colaboradores do Grupo Sotreq se posicionarem livremente. Confira os temas mais comentados:

•87% de comentários positivos, com agradecimentos à empresa pelas ações que vem tomando nessa crise;

•5% de mensagens reforçando a importância da prática do home office e do quanto está sendo produtivo;

• 4% de pedidos de atenção a pontos que precisam ser reforçados quanto a prevenção e cuidados.

 

___________________________________________________________

CANAL ABERTO DE COMUNICAÇÃO

Para atender dúvidas e sugestões, foi criado um canal de atendimento do Grupo Sotreq junto aos colaboradores. É o e-mail duvidascovid19@sotreq.com.br.

 

CORONAVÍRUS