O futuro da Mineração é agora

Edição: 
Nº 57

O futuro da Mineração é agora

Promover o link entre máquinas, sistemas e redes inteligentes aos processos de produção é uma das principais atribuições da chamada Mineração 4.0. Essa ponte entre os mundos físico e digital leva ao futuro do setor e aponta o caminho para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Ao agregar tecnologias para automação, análise de dados, redução de custos e eficiência operacional, entre outras, a Mineração 4.0 tem papel imprescindível em um dos setores que mais demanda inovação no Brasil e no mundo.

 

A Sotreq está ligada nessa realidade e atua na vanguarda dessa revolução tecnológica. Seja por meio do portfólio da Caterpillar ou pela customização de soluções de acordo com as necessidades dos clientes, a empresa tem capacidade operacional para otimizar processos por meio da transformação digital.

 

Dois bons exemplos de produtos oferecidos pela Unidade de Mineração da Sotreq são a cabine de operação remota para tratores em minas e o MineStar.

 

MineStar

Classificado entre os principais produtos do portfólio Caterpillar para mineração, o MineStar é um conjunto de sistemas de tecnologia que abrange desde sistemas de auxílio a manobra e alertas de proximidade, monitoramento de fadiga e dos equipamentos, alta precisão e sistema de despacho, até sistemas de controle remoto, semi-automação e automação para caminhões e perfuratrizes.

 

     

Sistema de Despacho – controle de qualidade de material, designação dinâmica e gestão de frotas;

   

Sistema de Alta Precisão – aplicação em perfuratrizes, escavadeiras, carregadeiras e tratores de esteiras;

    

Sistema de Monitoramento de Equipamentos – fornece informações de telemetria em tempo real, bem como dados eletrônicos gerados pelos equipamentos;

     

Sistema de Auxílio a manobras, Alerta de Proximidade e Monitoramento de Fadiga – Fornece desde sistemas de radar e câmera integrados com o equipamento, até sistema de alerta de proximidade. Sistemas de Monitoramento de Fadiga;

Sistema de Automação – Sistema de controle remoto, semiautomação e automação total do equipamento.

 

Entre as cinco opções de serviços oferecidos pelo MineStar, vale destacar o MineStar Detect – Proximity Awareness. Trata-se de um sistema que identifica a posição de qualquer equipamento em operação na mina. Garante segurança ao alertar o operador, por meio de avisos sonoros e um monitor na cabine, no caso de proximidade com outros equipamentos.

 

De acordo com dados coletados com clientes de mineração, o Minestar Detect reduz o risco de acidentes críticos e incidentes em 90%. A gestão em tempo real dos veículos permite controlar desde a posição, velocidade ou mesmo restringir acessos para equipamentos específicos. O sistema de escritório permite ainda a gestão de todos os eventos que causaram alertas de proximidade, além de permitir a visualização do evento através de vídeos demonstrando a localização dos equipamentos.

 

Cabine Remota

A cabine de operação remota, como o próprio nome indica, permite operar um trator em uma mina localizada a quilômetros de distância. A tecnologia traz segurança para o operador – que passa a executar as tarefas em um local seguro, ergonomicamente mais adequado, sem vibração e ruído – e ganhos de qualidade e produtividade – em função da redução do tempo de trocas de turno e da alta precisão embarcada para efetuar os comandos no trator.

 

Em operação em grandes empresas de mineração clientes da Sotreq, a cabine de operação remota faz sucesso no Brasil desde a primeira apresentação, quando os visitantes da Exposibram 2019 puderam fazer um “test drive” e operar um Trator de Esteiras Cat® D11T a 10 mil quilômetros de distância de Belo Horizonte, em Tucson, nos EUA.

 

SITECH e Radix

Radix e SITECH, duas empresas do Grupo Sotreq, também atuam de forma decisiva na consolidação da Mineração 4.0 no Brasil por meio de soluções em tecnologia. A SITECH desenvolve sistemas de alta precisão e controle remoto para máquinas, redes de comunicação de dados para missão crítica e integração de todas as tecnologias para possibilitar operações semiautônomas. Seus esforços visam aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que reduzem os riscos, retirando pessoas de operações de risco.

 

A Radix desenvolve programas como o SotreqLink, plataforma que utiliza elementos como Inteligência Artificial para o monitoramento de equipamentos, com fornecimento de dados em tempo real para os clientes, como horas trabalhadas, horímetro, localização, consumo de combustível e códigos de falha, além de funções exclusivas, como análise de fluidos, serviços fi­nanceiros e gestão de produtividade. Todo o acesso às informações é feito pelo site www.sotreqlink.com.br.

 

MINERAÇÃO