Na Sotreq, prevenção é essencial no Outubro Rosa e no ano todo

Edição: 
N° 62

Na Sotreq, prevenção é essencial no Outubro Rosa e no ano todo

Saúde de colaboradores e familiares é prioridade da empresa, que promove diversas campanhas de conscientização

A “Corrida pela Cura”, realizada em 1990 em Nova York, foi o primeiro passo para a criação do Outubro Rosa, uma das campanhas de conscientização mais importantes e conhecidas do mundo. A prova passou a ser realizada anualmente, mas foi em 1997, em outras duas cidades dos Estados Unidos, que foram promovidas as primeiras ações de diagnóstico e prevenção ao câncer de mama. Desde então, o Outubro Rosa foi adotado em outros países. No Brasil, a campanha é realizada desde 2002, mas foi instituída como Lei Federal em 2018.
Há mais de cinco anos a Sotreq realiza campanhas de conscientização do Outubro Rosa e em 2021 não será diferente. No cenário atual, as ações serão desenvolvidas de forma virtual, assim como em 2020. Independentemente do formato, a Sotreq cumpre a sua importante missão de conscientizar seus colaboradores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Antes da pandemia realizávamos campanhas presenciais nas filiais. Em algumas localidades havia parceria com as empresas de ginástica laboral, que abordavam o tema durante as aulas. Agora utilizamos material específico com informações de autocuidado e prevenção, elaborado pelos nossos parceiros de saúde (AON, Sul América e Seguros Unimed). Divulgamos as lives das empresas parceiras para que todos acessem, inclusive familiares”, conta Mônica Sá, Coordenadora de Benefícios Ambiente Humano da Sotreq.
Além do Outubro Rosa, a Sotreq promove diversas campanhas de conscientização na área da saúde, como o Novembro Azul (câncer de próstata) e o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio). Mas não é só isso, como ressalta Mônica: “Também realizamos periodicamente campanhas de saúde bucal, lives com dentistas, programas de doenças osteomusculares e, no ano passado, lançamos uma campanha criada por nós internamente, que foi o Ano Lilás, com o objetivo de falar sobre o câncer durante o ano todo e não somente em outubro e novembro”.
Uma das ações mais eficientes, realizada por dois anos seguidos, foi o programa Onprev. Os colaboradores respondem um questionário com foco em possíveis sintomas ou predisposições para todos os tipos de câncer, não só o de mama. Todos que responderam receberam da empresa orientações de exames e cuidados de forma customizada, indicados de acordo com suas respostas.
Programas como Onprev refletem o engajamento da Sotreq em campanhas como o Outubro Rosa e similares. “A saúde de nossos colaboradores e seus familiares é de suma importância para a Sotreq, pois interfere diretamente no bem-estar, na qualidade de vida e na saúde mental de cada um”, afirma Mônica.
 

RESPONSABILIDADE SOCIAL