Kinross e Sotreq montam, com segurança, escavadeira gigante em 85 dias

Edição: 
Nº 55

Kinross e Sotreq montam, com segurança, escavadeira gigante em 85 dias

Trabalho desafiador foi cercado de todo cuidado necessário diante da pandemia

 

A pandemia foi um desafio extra, mas os esforços dos profissionais da Kinross e da Sotreq deixaram a Escavadeira a Cabo Cat® 7495 montada e pronta para o uso no tempo recorde de 85 dias. Todo o trabalho foi cercado de rigorosos protocolos de segurança em saúde. O equipamento, um gigante na mineração, tem capacidade de carga de 109 toneladas métricas e é inédito no Brasil pelas suas características.

O prazo inicial previsto era de 120 dias, mas os serviços foram concluídos com mais de um mês de antecedência. O recorde no prazo e a qualidade da montagem foram elogiados pelo diretor de operações da Kinross, Rodrigo Gomides. “A avaliação foi excelente. O serviço foi executado dentro dos padrões de qualidade esperados. A Kinross não mediu esforços em fornecer todos os recursos necessários para o cumprimento do prazo”, afirma.

 

Montagem desafiadora

A 7495 é responsável por carregar os caminhões Cat 793D em operação na mina em até 3 passes. Além do grande porte, a escavadeira tem um sistema de escavação diferenciado, realizado por um cilindro hidráulico. Esse sistema faz do equipamento inédito no Brasil, o que tornou ainda mais desafiadora a montagem, finalizada na primeira semana de novembro de 2020.

O desafio, conforme o consultor de vendas de mineração da Sotreq Francisco Marcondes, começou antes mesmo de a máquina chegar ao Brasil, no porto do Rio de Janeiro e na logística necessária para o transporte até Paracatu-MG, onde foi montada. Foram necessárias 70 carretas para o transporte das 1.493 toneladas que compõem a 7495, incluindo três peças de grande porte.

“Área que foi muito bem-preparada pela equipe de manutenção Kinross (Leonardo Pereira) e Sotreq (Vitor Pereira) para receber as carretas na sequência de montagem, de forma a otimizar o prazo para execução do serviço”, afirma Marcondes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele ressalta que sem o engajamento da Kinross no processo não seria possível a montagem no prazo em que foi feita. “Forneceu todos os recursos necessários, adquiriu ferramentas especiais novas e colocou sempre à disposição um funcionário capacitado para contornar quaisquer percalços, o Paulo Figueiredo”, afirma. Marcondes lembra ainda que a Caterpillar também corroborou bastante e enviou dois profissionais dos EUA para dar suporte à montagem, bem como um engenheiro da região.

 

Confiabilidade

Mesmo com pouco tempo de uso, a Kinross já comprovou a eficácia do equipamento. Segundo a companhia, a máquina “vem operando muito bem após a montagem, obtendo uma disponibilidade física de 88,4% no primeiro mês e uma confiabilidade acima das máquinas atuais”.

A mineradora já possui dois equipamentos 7495 HD de peso operacional de 1.300 toneladas e capacidade de carga de 80 toneladas por ciclo. A escavadeira 7495 á a terceira da frota, mas o modelo HR (Hydracrowd) tem maior produtividade e capacidade de carregamento por ciclo.

 

MINERAÇÃO