Gerador de Energia ou Grupo Gerador: o que são e como funcionam?

Edição: 
Nº 53

Gerador de Energia ou Grupo Gerador: o que são e como funcionam?

Chamamos de Grupo Gerador de Energia o equipamento formado por um motor, geralmente a gás ou a diesel, e um alternador (gerador),  e que é desenvolvido para fornecer energia elétrica para locais e situações com médias e grandes demandas.

Têm como premissa o fornecimento de energia elétrica, seja como fonte alternativa - standby (geralmente quando a energia principal é fornecida através de rede concessionária) ou como fonte principal de energia (quando não existe rede concessionária no local ou a mesma não tem condições de prover a demanda necessária do cliente).

Sua utilização é bastante ampla em termos de segmentos de mercado devido ser uma fonte necessária, tanto para conforto, quanto para processos produtivos e segurança.

 

Como alguns exemplos de clientes, podemos mencionar:

  • Hospitais;
  • Indústrias;
  • Hotéis;
  • Shopping centers;
  • Prédios comerciais ou residenciais;
  • Grandes eventos e empreendimentos onde o abastecimento de energia elétrica não existe por parte de uma concessionária de energia ou não chega de forma adequada (sofre interrupções com frequência ou tem instabilidade).

 

O uso de grupos geradores nessas situações está ligado à sua eficiência e segurança em assumir o fornecimento de energia elétrica como principal.

Eles também são úteis para realizar o abastecimento quando a potência da rede elétrica local é menor do que a necessária para, por exemplo, operar máquinas. O grupo gerador, neste caso, garante que o rendimento dessas máquinas continue eficiente e sem risco de paralisações

O equipamento também é confiável como fonte de regime standby, ou seja, auxiliar ou temporária. Por possuir sistema de automação, o grupo gerador é ativado, sem a intervenção humana, quando o sistema principal de eletricidade falha. Assim, ele assume o fornecimento de energia em casos de blackouts e apagões.

 

Grupo gerador de energia ou simplesmente gerador?

Em termos de nomenclatura de mercado, é usual a menção de “gerador de energia” para equipamentos de menor tamanho e voltado para abastecimentos que não exigem muita potência. O grupo gerador é geralmente com motorização a diesel ou a gás, devido a necessidade de suprir maiores potencias. Os geradores podem suprir demandas de energia até mesmo com modelos portáteis, para uso em acampamentos, por exemplo, e, em geral, são compostos por motorização à gasolina.

Já o grupo gerador, além de promover maior fornecimento de energia, exige também maior espaço e preparação para sua instalação.

Antes de comprar ou alugar o equipamento, é necessário determinar o local de sua instalação e considerar fatores que podem implicar no seu funcionamento e na sua correta utilização e também se ficará em área externa ou interna.

Além destas características do local de instalação, é preciso determinar a potência adequada para operar todos os aparelhos de maneira eficiente. Isso porque os grupos geradores podem ter uma potência que varia de 50 a 5.000 kVA.     

Para escolher o aparelho mais adequado para suas necessidades, você precisa observar, além destes fatores, se o gerador ficará ligado o tempo todo, em horários de pico de uso de energia na rede ou apenas em casos de emergências (standby).

 

Quais os tipos de geradores disponíveis?

Os tipos de grupos geradores disponíveis no mercado são os mais diversos: existem versões movidas a diesel, a gás natural, biogás e bifuel, que utilizam diesel e gás natural, carenadas e abertas, portáteis e fixas.

Agora você vai conhecer os principais equipamentos que utilizam estes combustíveis e as principais aplicações para cada um deles.

Um gerador pode transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica, como: energia mecânica, química ou solar. Basicamente, o grupo gerador possui um motor acoplado ao alternador (gerador) para acionamento automático, tanque de combustível para alimentação do motor e um painel de controle para que garanta seu funcionamento dentro dos padrões mecânicos e elétricos necessários.

A partir do comando de funcionamento do grupo gerador, seja ele automático ou manual, o funcionamento do motor se dá pela sua bateria, que aciona a partida do motor, e este, por sua vez, quando em rotação normal, fará o gerador acoplado a ele gerar eletricidade

 

Geradores a diesel

O grupo gerador de energia a diesel é o mais comum no mercado, pois, além de ser um combustível barato, este motor é adequado para aplicações que demandam alta potência e pode ser usado para todos os tamanhos de geradores.

Para equipamentos de regime standby, o gasto com o combustível é muito pequeno, pois opera por poucos períodos.

Os grupos geradores são muito utilizados para missões críticas, aquelas que não podem deixar de funcionar mesmo com falta de energia, como por exemplo: hospitais e data-centers. Dessa forma, precisam ser de alto desempenho para dar conta de fornecer a energia necessária.

 

Geradores a gás

Esta é uma opção limpa de geração de energia, pois pode utilizar fontes alternativas renováveis, como gás natural, biogás e biomasssa para a geração de bioeletricidade.

Mesmo sendo de origem fóssil, o gás natural não possui tanto enxofre em sua composição, tem combustão completa. Ele também libera gás carbônico e vapor d’água após sua queima, substâncias que não são consideradas tóxicas.

Assim, é um combustível ecológico e não poluente. Os rejeitos que podem se transformar em biogás são os de aterros sanitários, efluentes, suinocultura e avicultura. Outras vantagens são que se trata de uma fonte energética econômica e que independe do sistema elétrico tradicional, no caso da cogeração.

 

Geradores Bifuel

Existem ainda grupos geradores disponíveis no mercado,  chamados de Bifuel, que utilizam os dois tipos de combustível, diesel e gás. Este modelo pode te ajudar a economizar energia e torna o sistema de abastecimento mais autônomo em relação à rede tradicional.

Se ele estiver conectado à rede de gás natural da distribuidora local, ele irá mesclar a melhor proporção de combustível (diesel e gás) em relação a necessidade de energia, podendo gerar uma economia nos horários de pico da rede.

O fato de operar com os dois tipos de combustíveis não interfere no funcionamento do motor, pois a transição entre um e outro ocorre dentro de limites seguros e de maneira muito rápida. O consumo do gás natural é modulado de acordo com a demanda e da potência necessária.

Outra vantagem é que, por trabalhar com até  70% de gás natural, se reduz a emissão de gás carbônico, produzindo uma energia mais limpa.

Além disso, uma outra vantagem é a redução de armazenamento de diesel no local de utilização do grupo gerador.

 

Carenados e abertos

O combustível utilizado é apenas uma das escolhas no modelo de grupo gerador. Outra escolha é em relação ao local de instalação do grupo gerador. Neste caso, deve ser levado em consideração se o grupo gerador deverá ser na configuração “aberto” (instalação dentro de local abrigado) ou gerador carenado (para instalação “ao tempo”), que possui uma proteção metálica em volta, para protegê-lo das intempéries.

Além disso, deve ser levada em consideração a necessidade ou não de redução do ruído gerado pelo motor. Nos equipamentos carenados esta atenuação já está incorporada na própria carenagem. No caso dos equipamentos “abertos” existe a solução de acessórios para instalação na sala onde será instalado, composto por atenuadores de ruído, silenciosos de escapamento especiais, portas acústicas e até revestimento de parede, levando-se sempre em consideração o nível de ruído exigido pelo cliente.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, sempre é importante a consulta a empresas que possuem know-how no fornecimento de soluções com este tipo de equipamento.

A Sotreq trabalha com toda a linha de geradores Cat®, equipamentos com potências variadas e que possuem qualidade internacional.

Através de projetos personalizados e o desenvolvimento de soluções de curtos, médios e longos prazos, os grupos geradores de energia da Sotreq podem atender todo o tipo de demanda: desde o fornecimento de energia temporária, a necessidade imediata de energia, até projetos mais complexos de longo prazo.

Com nossa frota variada de Grupos Geradores de energia, consideramos as condições para elaborar as configurações ideais do seu projeto, proporcionando maior eficiência e segurança para suas operações. Entre em contato conosco para conhecer melhor nossos equipamentos.

Fale Conosco

 

ENERGIA