Filipe Kakakis: “A melhor parte é o conhecimento agregado”

Edição: 
Nº 52

Filipe Kakakis: “A melhor parte é o conhecimento agregado”

Personagem ELO, assistente de vendas fala de trabalho, lazer e sonhos

 

Administração não foi sua primeira opção, mas é a área onde ele se encontrou. E soube aproveitar a oportunidade que apareceu na sua vida. O Personagem ELO deste mês é Filipe Kakakis, assistente de vendas Peças na filial da Sotreq, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Recifense, ele foi convidado para o cargo que ocupa depois de cumprir o período de estágio, uma das principais portas de entrada no Grupo Sotreq. Gosta do que faz, dos desafios do cargo e projeta um crescimento na empresa para aplicar todo seu conhecimento na área que escolheu.

Nesta entrevista, ele fala também de seu sonho de conhecer a Grécia, para conhecer mais sua descendência, de sua paixão pela arte e da sua filosofia de porta de geladeira, entre outros assuntos. Acompanhe!

 

ELO - Qual é a sua terra natal, está com quantos anos e de onde vem o sobrenome Kakakis?

Filipe - Sou natural de Recife, Pernambuco, e estou com 26 anos. Meu sobrenome vem da Grécia, por parte do meu pai, que nasceu lá e veio para o Brasil ainda novo, junto com sua família.

 

ELO - Qual é a sua formação e onde se formou?

Filipe - Sou formado em Administração de Empresas e estudei na UNIFBV, aqui em Recife.

 

ELO - Está há quanto tempo na Sotreq e como foi o ingresso? Compartilhe um pouco conosco sobre sua trajetória.

Filipe - Estou há 2 anos e 8 meses na Sotreq. Entrei na Sotreq no ano de 2018 como estagiário de Máquinas, na filial Jaboatão dos Guararapes. Concluí todo o Programa de Estágio, após um período de 3 meses, e fui chamado para a vaga de Assistente de Vendas Peças, onde estou até o momento.

 

ELO - O cargo que você ocupa atualmente na empresa te desafia? Qual é a melhor parte desta função?

Filipe - O cargo de Assistente de Vendas Peças é bastante desafiador. Todos os dias temos um novo desafio para cumprir, no cumprimento das metas diárias e dia a dia com o cliente. A melhor parte desta função é o conhecimento agregado, acabamos aprendendo bastante no contato com o cliente e na troca com as demais áreas da empresa, principalmente com o Almoxarifado e a Logística.

 

ELO - Como você se vê daqui a dez anos, profissionalmente?

Filipe - Em dez anos, espero me desenvolver bastante dentro do Grupo, ao qual tenho bastante orgulho de pertencer. Como sou formado em Administração, quero galgar cargos onde eu possa utilizar ainda mais da minha formação. Gosto muito de Experiência do Cliente e quero também trabalhar com isso no meu futuro. Espero em 10 anos estar bastante desenvolvido profissionalmente na área que escolhi.

 

ELO - Se você tivesse de optar por uma profissão totalmente diferente, o que você seria?

Filipe - Gostaria de trabalhar com arte, como ilustrador. Gosto bastante de desenho, pintura e arte em geral. Adoraria ver minha arte estampada no mundo e me comunicar por ela.

 

ELO - Vida pessoal e vida profissional às vezes se confundem? Como você costuma separar as duas?

Filipe - A vida profissional se confunde bastante com nossa vida pessoal, principalmente por passarmos a maior parte de nosso tempo no ambiente de trabalho. Para separar as duas, sempre procuro, após meu expediente, me desconectar e descontrair com assuntos sem muita ligação lógica com o trabalho, saindo com meus amigos e tentando sempre separar as duas vidas. O que é da vida profissional, tento deixar somente no meu momento de trabalho.

 

ELO - Como é o Filipe fora do trabalho? Quais são os seus hobbies e passatempos prediletos?

Filipe - Fora do trabalho eu sou uma pessoa bastante tranquila e de boa com a vida (dentro dele também). Meus hobbies são bastante diversificados. Gosto de tocar violão, ver filmes e séries, ler livros, andar pela minha cidade local onde acabo descobrindo coisas novas todos os dias, além de adorar estudar. Sempre que posso estou fazendo algum curso para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

ELO - Qual filme ou livro ficou na sua memória? Teve algum do qual você tirou algum aprendizado?

Filipe – “Sapiens - Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari. Este é um dos livros que me marcaram bastante, onde mostra de onde saímos como espécie humana até os dias atuais. Com este livro, aprendi que somos muito mais capazes do que acreditamos ser e que o ser humano é uma grande caixinha de surpresas e reinvenção constante para melhoria do ser.

 

ELO - Na geladeira do Filipe, o que não pode faltar?

Filipe - Na minha geladeira não pode faltar bolo de rolo, iguaria do cardápio recifense.

 

ELO - Por falar em geladeira, você tem alguma filosofia para grudar na porta dela?

Filipe - Tenho sim. “O importante é não parar de questionar.”

 

ELO - Algum lugar no mundo que você gostaria de conhecer?

Filipe - Gostaria de conhecer a Grécia. Além de ser descendente de Grego, tenho bastante fascínio pela história do país.

 

ELO - E para o mundo ser um lugar melhor para se viver, o que está faltando?

Filipe - Empatia.

 

ELO - Uma curiosidade sobre Filipe Kakakis?!

Filipe - Administração de empresas não foi a minha primeira escolha no mundo acadêmico. Passei por outras faculdades antes, completamente diferentes, como Publicidade e Propaganda e Educação Física, mas onde me encontrei foi na Administração de Empresas, que amo demais.

 

GRUPO SOTREQ