Comprar ou alugar um grupo gerador: o que é melhor para o meu negócio?

Edição: 
Nº 53

Comprar ou alugar um grupo gerador: o que é melhor para o meu negócio?

Devo comprar ou alugar um grupo gerador de energia? Entenda quais as vantagens que você precisa levar em conta ao escolher a forma de aquisição de um equipamento. 

 

Escolher a melhor opção de grupo gerador de energia para a sua empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Existem diversos fatores que você precisa levar em consideração na hora de definir qual equipamento é o mais adequado para as suas necessidades de demanda energética e também qual o melhor custo-benefício, comprando ou alugando o equipamento. É sobre isso que iremos falar hoje.

 

A importância de um grupo gerador

Ter à sua disposição um grupo gerador é importante para assegurar e garantir o fornecimento de energia elétrica necessária para atender a estrutura e produção do cliente. Garantindo assim, o funcionamento das máquinas e a continuidade dos trabalhos a serem realizados. Além disso, um equipamento como este garante também a segurança das pessoas que estiverem no local.

 

O grupo gerador funciona como um backup de energia quando a rede da concessionária interrompe o fornecimento de eletricidade. Isso pode ocorrer devido aos mais variados motivos, como:

  • Falha na distribuição;
  • Falha na geração de energia;
  • Problemas da própria rede do cliente;
  • Entre outros.

 

Outro uso de um grupo gerador no seu estabelecimento é a possibilidade de produção e abastecimento contínuos de energia elétrica. Ou seja, quando o empreendimento fica em locais afastados e não tem disponibilidade de energia elétrica pela rede concessionária ou a mesma não suporta a demanda necessária do cliente.

 

Os benefícios de ter um grupo gerador de energia já estão bastante evidentes, pois eles podem evitar prejuízos financeiros, perdas de estoques, queima de equipamentos e até perdas de vidas.

 

Mas a decisão de comprar ou alugar um gerador exige que se leve em consideração vários fatores, e sempre é ideal que você possa consultar um especialista no assunto. Seja seu especialista da área elétrica ou uma empresa com know-how para poder auxiliá-lo no dimensionamento do equipamento e obter o melhor custo-benefício. Ilustrando este ponto, podemos listar algumas considerações que devem ser levadas em conta:

  • Que tipos de aparelhos preciso manter em operação?
  • Por quanto tempo precisarei dos geradores?
  • Quantos equipamentos estarão conectados na rede elétrica?
  • Qual a potência necessária para abastecê-los?
  • Quantas horas por dia essas máquinas estarão ligadas?
  • O uso dos geradores deverá ser temporário ou permanente?
  • Preciso de uma unidade de backup ou fornecimento contínuo?
  • Qual o orçamento de que disponho?
  • Onde o grupo gerador será instalado?
  • Quem será o responsável pela operação?
  • Quem será o responsável pelo suporte de manutenção ao equipamento?

 

Estes são os primeiros questionamentos para nortear a aquisição ou aluguel de um grupo gerador. Sabendo quais são as demandas de energia da sua empresa ou estabelecimento, o cenário começa a se tornar mais nítido.

 

A Sotreq possui uma equipe de engenheiros e profissionais que poderão auxiliá-lo em relação não só ao correto dimensionamento e instalação do equipamento, como uma solução completa de energia para as suas necessidades. 

 

Após refletir sobre essas questões, veja as vantagens de cada modalidade de investimento nestes aparelhos.

 

Vantagens de comprar um grupo gerador

Podemos dizer que a maior vantagem é que o equipamento pertencerá à sua empresa. No longo prazo, o valor do aluguel de um grupo gerador pode chegar ao valor do investimento da aquisição de um aparelho. Dessa forma, essa é uma despesa que será eliminada da sua planilha financeira mensal.

 

A aquisição de um grupo gerador é ideal para alguns casos em que um estabelecimento precisa ser abastecido frequentemente com energia temporária . Seja porque a rede elétrica da concessionária falha na entrega, porque ela simplesmente não chega até o seu estabelecimento ou por outros motivos, como, por exemplo, influência climática, que pode interromper o fornecimento de energia elétrica.

 

Nestes locais, certamente é uma prioridade manter as máquinas e equipamentos funcionando em sua máxima eficiência e segurança. Por conta disso, os gastos, que já citamos, com manutenção, treinamentos, infraestrutura, se tornam irrelevantes e até se diluem ao longo da vida útil dos grupos geradores. 

 

Um gerador de energia, se bem cuidado, pode durar muitos anos. Para isso, vários itens são necessários à sua atenção. Dentre eles,  a qualidade do combustível utilizado deve ser observada, bem como as manutenções preventivas realizadas, para que o equipamento continue com uma performance eficiente.

 

Tudo isso evita maiores prejuízos, tanto à produção, ao funcionamento dos equipamentos da empresa e até mesmo financeiros.

 

São muitos detalhes para pensar na hora de definir entre comprar ou alugar um grupo gerador de energia. Por isso, para que você possa escolher a modalidade de investimento que vale mais a pena para o seu negócio e o grupo gerador mais adequado para as suas necessidades energéticas, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados.

 

Vantagens de alugar um grupo gerador

Como o custo de aquisição de um grupo gerador deve ser levado em consideração, dado às suas especificidades e alto desempenho, alugar um equipamento pode ser uma boa opção.

 

O investimento vai além da aquisição do gerador:

  • Custo de manutenção  preventiva e emergencial;
  • Adaptação da infraestrutura;
  • Acessórios para garantir a máxima eficiência;
  • Entre outros.

 

Se o seu negócio é novo ou está em crescimento, talvez você não tenha o orçamento necessário para tudo isso. Ou, em contrapartida, se a sua finalidade é realizar um evento e garantir a energia temporariamente, alugar pode ser a melhor opção. 

 

Uma grande vantagem de alugar um grupo gerador é poder receber suporte técnico a qualquer hora que você precisar. A empresa locadora de grupos geradores fica disponível por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo administração e manutenção ágeis.

 

Atendimentos emergenciais já estão previstos no contrato de locação, logo, o valor desse atendimento já está coberto. Isso evita que você precise desembolsar este valor adicional não previsto para a manutenção do equipamento.

 

O atendimento de uma empresa especializada como a Sotreq Energia possui suporte técnico qualificado para realizar a manutenção e a troca de peças se houver necessidade. A manutenção preventiva também pode ser realizada sem custo adicional.

 

Além disso, ao alugar um grupo gerador, você contará com equipamentos de alto desempenho, tecnologia de ponta, de primeira linha e em perfeitas condições de uso. Isso inclui a disponibilização de serviços complementares e acessórios para que o sistema funcione perfeitamente.

 

Além de poder direcionar esse investimento para outras atividades e outras estruturas no seu negócio, o aluguel de um gerador de energia permite que sua empresa receba incentivos fiscais. Isso será feito na forma de abatimento no Imposto de Renda (IRPJ) e de contribuição social.

 

A Sotreq Energia possui as mais diversas soluções de grupos geradores Cat®, com alta confiabilidade e desempenho para suprir diversas demandas, desde as menores até as mais sofisticadas.

 

Nossos aparelhos são movidos a diesel ou a gás natural e podem ser utilizados para fornecer energia para edificações que atuam nos mais diferentes segmentos.

 

A Sotreq oferece suporte completo em manutenção, peças, serviços e tecnologia de ponta para que suas atividades sejam realizadas com eficiência e segurança! Consulte nossos especialistas!

 

ENERGIA