Como diminuir custos com manutenções em grupos geradores?

Edição: 
Nº 55

Como diminuir custos com manutenções em grupos geradores?

Estar coberto por um contrato de manutenção preventiva é necessário para garantir o bom funcionamento de seus geradores de energia. As empresas que não possuem profissionais que executem monitoramento das condições dos equipamentos acabam correndo o risco da indisponibilidade do grupo gerador quando surgir a necessidade.

Quem investe na compra de grupos geradores de energia para o seu negócio espera que eles estejam em pleno funcionamento em caso de necessidade, afinal, operações de indústrias, supermercados, hospitais não podem ser paralisadas.

Caso isso ocorra, os prejuízos são incalculáveis. São perdas de produção, de alimentos, estoques e até mesmo vidas.

Por serem equipamentos que permanecem em regime de standby, são acionados somente em situações de emergência. Nesses casos, eles acabam não sendo demandados por longos períodos, o que dificulta o acompanhamento das manutenções preventivas.

Sendo assim, a empresa precisa assegurar que o seu grupo gerador entrará em ação quando a demanda surgir. Os contratos de manutenção preventiva existem para assegurar esse acionamento.

 

Benefícios dos contratos de manutenção preventiva

 

Acompanhar os parâmetros de um equipamento é um serviço que pode ser realizado dentro dos contratos de manutenção preventiva. Dessa forma, é possível saber o status atual do equipamento.

Configurar um contrato de manutenção preventiva compatível com sua operação e com seu orçamento é um ótimo método para proteger o seu investimento em geração de energia.

Para manter o padrão de qualidade e eficiência, os grupos geradores da marca Cat® requerem manutenções adequadas conforme o manual do fabricante.

Os contratos de manutenção preventiva da Sotreq têm como premissa as boas práticas de manutenção. A empresa emite relatórios periódicos nos quais aparecem o estado de conservação e as possíveis necessidades de reparos.

 

Como escolher o plano ideal?

A escolha do contrato de manutenção preventiva mais adequado para o seu negócio depende do equipamento que você adquiriu e da criticidade da sua estrutura:

  • Retail​: Indústrias, comércio, condomínios residenciais, construtoras;
  • Missão Crítica​: Indústrias, Usinas, Hospitais, Data Centers, Aeroportos;
  • Geração com Biogás​: suinocultura, aterros sanitários, vinhaça;
  • Geração com Gás Natural: Operação contínua, Horários de Pico, Plantas de Cogeração;
  • Geração Distribuída​: Usinas Térmicas e Leilões de Energia​

 

Cada tipo de operação demanda um contrato específico e, portanto, um SLA (Service Level Agreement) diferente. Isso quer dizer que em caso de necessidade de visita presencial, existe um tempo para o atendimento ser realizado.

 

Vantagens da Sotreq

A fim de garantir a segurança operacional da empresa, a Sotreq oferece uma série de facilidades e benefícios em cada modalidade de contrato. Atualmente, existem 5 modelos de contratos de manutenção preventiva para atender as necessidades de cada demanda de geração de energia.

 

As modalidades de contrato vão desde as necessidades mais básicas e econômicas, até as operações maiores e mais críticas:

  • Manutenção por equipe técnica especializada;
  • Uso de peças genuínas para manutenção;
  • Suporte remoto às operações;
  • Atendimento preferencial e personalizado;
  • Acesso à plataforma SotreqLink;
  • Acesso à informação;
  • Gestão de ativos;
  • Monitoramento para componentes;
  • Preços acessíveis;
  • Possibilidade de dedicar um profissional ao seu projeto.

 

Todos esses fatores influenciam na rápida tomada de decisão em caso de urgências. Como consequência, sua empresa terá uma redução de custo em manutenção corretivas e na substituição de peças.

 

Obrigações da Sotreq

Juntamente com o cliente, a Sotreq verifica qual a melhor modalidade de atendimento, após isso a Sotreq cumprirá ao longo do contrato de manutenção preventiva:

  • Reuniões periódicas entre a equipe de manutenção do cliente e a da Sotreq;
  • Análise de informações do desempenho e funcionamento;
  • Relatórios periódicos de estado do sistema;
  • Registro de oportunidades de melhorias.

 

O objetivo é deixar o cliente satisfeito e garantir a estabilidade do equipamento e da sua empresa.

 

Existe garantia na compra do grupo gerador?

Os diferentes modelos de grupo gerador possuem garantias diferentes. A garantia padrão de fábrica é de 1 ano.

A Sotreq oferece extensão de garantia e essa extensão pode chegar até 48 meses. Este é um diferencial significativo no mercado de geradores. Já que o grupo gerador é demandado em situações emergenciais, esta configura uma segurança adicional para quem adquire um equipamento.

Qualquer peça Cat tem 1 ano de garantia. Em caso de troca de peças, a garantia de mão de obra é de 6 meses. Quando o equipamento tem a garantia de fábrica, a mão de obra para a substituição da peça já está coberta pela fábrica.

 

Segurança e eficiência

Todas essas medidas são para consolidar a segurança energética do equipamento. Aumentar o tempo de garantia de um equipamento representará um benefício financeiro a longo prazo.

Se bem conservado, seu gerador de energia pode ter uma durabilidade de muitos anos. Além da manutenção preventiva, é importante estar atento também à qualidade do combustível utilizado.

Todo esse contexto tem a finalidade de manter o equipamento com uma alta performance. Além disso, evita prejuízos e perdas da produção, dos estoques, de equipamentos da empresa e até financeiros.

Ao longo do tempo, os gastos com manutenção, treinamentos de funcionários para operar os geradores e infraestrutura se tornam irrelevantes e se dissolvem durante a vida útil do seu equipamento.

A Sotreq oferece segurança, eficiência e confiança para a geração de energia da sua empresa.

Para encontrar o Grupo Gerador Cat ideal para as suas necessidades e fazer contratos de manutenção preventiva, entre no nosso site, consulte nossos especialistas e esteja seguro!

 

Fale Conosco

 

 
ENERGIA