Tecnologia e inovação marcam a participação da Sotreq na Exposibram 2019

Tecnologia e inovação marcam a participação da Sotreq na Exposibram 2019

Maior revendedor de soluções e máquinas Cat® do Brasil apresentou sua Cabine para Operação Remota, onde os visitantes puderam movimentar um trator de estreia, que estava nos EUA, direto de Belo Horizonte

 

A Sotreq levou tecnologia e inovação para a Exposibram 2019. No estande da maior revendedora de produtos e soluções customizadas Cat® do Brasil, os visitantes foram apresentados ao que há de mais moderno para o setor de mineração. O ponto alto foi a possibilidade de conhecer e testar um sistema inédito no Brasil, que oferece mais segurança ao trabalho. Na Cabine de Operação Remota instalada em Minas Gerais, as pessoas puderam operar um trator de esteira nos Estados Unidos, a cerca de 10 mil quilômetros de distância.

 

A Exposibram 2019 foi realizada entre 9 e 12 de setembro, no Expominas, na capital mineira e o Grupo Sotreq contou com a participação das áreas de Mineração, Energia, Mineração Subterrânea, Sistema de Filtragem CJC, SITECH e Radix. Entre os milhares de visitantes que passaram pelo estande da Sotreq, mais de 400 sentiram como é operar uma máquina a distância. Na Cabine de Operação Remota, eles conheceram a tecnologia de alta precisão chamada Command for Dozing e operaram um trator de esteira que estava na cidade de Tucson, nos Estados Unidos. Apesar de o ambiente lembrar um videogame, tudo aconteceu em tempo real. Os comandos emitidos em Minas Gerais eram obedecidos pela máquina que estava no Centro de Demonstração de Máquinas da Caterpillar, no Arizona. 

 

“A Cabine de Operação Remota para Trator de Esteira traz avanços importantes, especialmente quanto à segurança. A ideia básica é deslocar a pessoa de um local de risco para um ambiente controlado. Com o sistema Command for Dozing, enquanto o profissional envia os comandos do escritório, a máquina executa o trabalho em qualquer tipo de condição adversa. Além disso, também há benefícios para a saúde. Por exemplo, o operador não estará submetido à intensa vibração do trator quando há necessidade de desmontar material mais duro”, explica Bruno Peixoto, gerente de tecnologia para mineração da Sotreq.

 

Ganho de produtividade também integra o pacote de vantagens da Cabine de Operação Remota. “A empresa deixa de perder tempo com as trocas de turno em função do deslocamento dos funcionários. É o que chamamos de ‘assento quente’, ou seja, quando um operador está prestes a encerrar o seu dia de atividades na cabine remota, o seu substituto pode assumir seu lugar de forma rápida e fácil, sem a necessidade de deslocamento até onde está o trator de esteira”, complementa o gerente de tecnologia para mineração da Sotreq.

 

Como o trator de esteira demanda ações mais repetitivas e menor complexidade de comandos, é ideal para a operação remota. Contudo, o sistema Command também conta com cabines para outros ambientes, como mineração subterrânea e controle de carregadeira de rodas. “Na operação subterrânea, por exemplo, a máquina obedece o comando e vai, de forma semiautônoma do ponto A para o ponto B, passando pelas galerias”, esclarece Peixoto, que cita também a tecnologia que atua para preservar o equipamento. “A programação oferece a opção para que o trator de esteira pare de se mover automaticamente se estiver em uma área na qual esteja impedido de operar.”

 

A Exposibram apresentou balanço positivo, superando a presença de público da edição passada, em 2017. Este ano, 55 mil pessoas estiveram nos quatro dias de feira e congresso. Em 2017 foram 45 mil. Esta não foi a única marca significativa para a feira, considerada uma das mais importantes da mineração da América Latina. A Sotreq também bateu um recorde. “Ao movimentar um trator que estava em Tucson direto de Belo Horizonte, a empresa estabeleceu a operação com a maior distância. Antes, a Caterpillar havia realizado uma ação a partir da Europa com cerca de 8 mil quilômetros, quase dois mil a menos que a nossa”, comemora Peixoto.

 

Além da Cabine de Operação Remota, a Sotreq apresentou mais produtos e serviços com diferencial tecnológico para mineração. Entre eles, o MineStar, sistema integrado de gestão de equipamentos móveis mais abrangente do mercado e composto por várias soluções configuráveis. A empresa também demonstrou a importância e os diferenciais dos equipamentos Cat, peças originais Cat e serviços, ressaltando que a Sotreq está presente em todas as cadeias da mineração. 

 

Comentar