SotreqLink melhora desempenho de operação florestal de fábrica de celulose

SotreqLink melhora desempenho de operação florestal de fábrica de celulose

Tecnologia utilizada em equipamentos Cat® da Eldorado Brasil monitora desempenho de máquinas a fim de prevenir falhas catastróficas

 

 

A Eldorado Brasil, uma das maiores e mais modernas fábricas de celulose do mundo, tem entre seus destaques um novo modelo de negócios que vai da base florestal altamente produtiva à logística inovadora.

 

Como o próprio nome diz, é uma empresa nacional, mas que leva a celulose de alta qualidade para todo o mundo. Com um complexo industrial e áreas de plantio localizados no Mato Grosso do Sul, atualmente opera em ritmo de 1,7 milhão de toneladas de celulose por ano.

 

Recentemente, a Eldorado Brasil foi adquirida pela Paper Excellence, empresa com sede na Holanda que pertence à família Widjaja, proprietária também da Asia Pulp and Paper.

 

Uma companhia desse porte e com novos desafios está sempre inovando e foi exatamente o que fez em parceria com a Sotreq.

 

“O cliente buscava um fornecedor capaz de oferecer serviços de qualidade e confiabilidade, focado no atendimento com rapidez”, conta Lindomar Boaventura, Representante de Suporte ao Produto da Sotreq.

 

Dona de uma frota de equipamentos Cat®, como Escavadeiras Hidráulicas e Florestais, Motoniveladoras, Pás-Carregadeiras, dentre outros, a empresa fechou um contrato de serviços e de fornecimento de peças com a Sotreq. O objetivo era manter a utilização dessas máquinas a todo vapor, prevenindo paradas inesperadas.

 

Nesse pacote, estava o SotreqLink, uma ferramenta que reúne, em um só lugar, todos os serviços e processos utilizados no dia a dia de um ou de vários equipamentos. Nela, o cliente pode verificar alertas de manutenção, falhas, eventos e SOS que aparecem para as máquinas e, assim, tomar uma decisão proativa, antes que elas tenham alguma falha catastrófica.

 

A plataforma é totalmente pela web e fácil de usar. Pelo site www.sotreqlink.com.br, o cliente pode verificar o status dos equipamentos. “É uma ferramenta de utilização simples, que ajuda de forma eficiente no gerenciamento de índices relacionados a peças, serviços e manutenções dos equipamentos Cat®”, comenta Manoel de Oliveira Bertolaci, Planejador de Manutenção da Eldorado Brasil.

 

Tecnologia de ponta

Bertolaci relata que o SotreqLink é uma tecnologia muito importante na manutenção mecânica florestal dos equipamentos da empresa. Segundo ele, o sistema é utilizado no monitoramento das falhas com o objetivo de trabalhar na prevenção, minimizando as possibilidades de problemas na manutenção.

 

Funciona assim: quando uma falha é relatada por meio da telemetria, a equipe do Centro de Monitoramento de Condições (CMC) da Sotreq envia um guia rápido de inspeção para o cliente realizar uma intervenção.

 

No caso da Eldorado, o suporte da Sotreq inclui um técnico que reside na operação, acelerando o tempo de atendimento. A empresa conta ainda com um bom fluxo de reforma de componentes na oficina da Sotreq.

Sobre todos os serviços prestados, Bertolaci avalia positivamente o trabalho que tem sido realizado pela Sotreq, considerando a existência do apoio operacional e técnico. “Os serviços, alinhados ao modelo de gestão da Eldorado, têm representado ganhos significativos na otimização de tempo”, conclui. 

Comentar