Sotreq e Soimpex apoiam equipe brasileira que está participando da WorldSkills Competition

Sotreq e Soimpex apoiam equipe brasileira que está participando da WorldSkills Competition

Em parceria com o SENAI, as empresas cederam equipamentos e realizaram treinamentos com aluno da categoria Manutenção de Veículos Pesados; competição é a maior de educação profissional do mundo

 

Entre os dias 15 e 18 de outubro, está acontecendo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes a 44ª edição da WorldSkills Competition. Trata-se de um torneio tradicional na área de Aprendizagem Industrial que ocorre a cada dois anos. Em 2015, o evento aconteceu no Brasil pela primeira vez, em São Paulo (SP), sendo que a equipe nacional ficou em primeiro lugar no ranking de medalhas.

 

Na WorldSkills Competition, participantes de mais de 60 países enfrentam desafios das profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. O time brasileiro, que melhora os resultados a cada edição, está sendo representado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

 

Para fortalecer a participação brasileira no evento, a unidade da Soimpex (empresa do Grupo Sotreq) localizada em Serra (ES) recebeu entre junho, julho e agosto parte da Delegação Brasileira de Profissionais do SENAI. Estiveram presentes Bruno Luiz Ayres de Abreu, Professor da Área Automotiva do Senai, e João Paulo Luis da Silva, aluno de Mecânica de Automóvel que representará o Brasil na modalidade de Manutenção de Veículos Pesados.

 

Com o apoio do tutor, Silva se prepara para efetuar diagnósticos e reparos em sistemas hidráulicos, elétricos e eletrônicos em equipamentos Cat®. A Caterpillar é patrocinadora técnica do evento e disponibilizou máquinas e ferramentas para a competição.

 

Mão na massa

Nas instalações da Soimpex, foram feitos treinamentos de eletroeletrônica, hidráulica, gerenciamento eletrônico de motores e pré-inspeção. Durante o mês de setembro, o aluno do SENAI também participou de um treinamento com Francisco Sousa, da unidade da Sotreq em Sumaré (SP). A empresa apoia o SENAI desde 2015, com atuação nas filiais de Belo Horizonte (MG), Sumaré (SP) e Goiânia (GO).

 

“É importante para a Sotreq manter um contato direto com o SENAI, apoiando e trocando experiências, pois muitos dos operacionais que trabalham hoje na Sotreq realizaram cursos técnicos profissionalizantes na entidade”, afirma Claudiney Melo, da Área de Treinamento Corporativo da Sotreq.

 

Para Valeska Sily Vasconcellos, Gerente Comercial da Soimpex, a parceria, além de capacitar o participante para obter um bom resultado na competição, valoriza o segmento no Brasil e no mundo. “É um grande ganho de informações e um enorme prazer poder dar suporte para o SENAI nesse evento”, comenta.

 

Sinergia

De acordo com o professor Abreu, participar do torneio é uma forma de mostrar a força do Brasil e que a maioria dos profissionais brasileiros é capaz de enfrentar e resolver qualquer problema ou desafio de igual para igual com países de ponta.

 

Ele fala que essa parceria representa a união de grandes empresas atrás de um bem comum, que é a aprendizagem profissional de cidadãos brasileiros, dispostos a vencer e mudar a história do País.

 

“A parceria entre SENAI, Soimpex e Sotreq é de suma importância, pois todas as máquinas do evento eram Cat® e muitas delas não são fabricadas no Brasil, logo, treinar na Soimpex é uma excelente oportunidade de conhecer equipamentos importados com tecnologia de ponta”, conclui.

 

A Sotreq e a Soimpex desejam boa sorte aos competidores brasileiros!

 

Comentar