Resultados multiplicados

Resultados multiplicados

Depois de equipar uma pavimentadora com motor Perkins, LeeBoy Brazil aposta em novas parcerias com a MDPower

 

Por Marco Corteleti

 

Especializada na fabricação de equipamentos de pavimentação, a empresa LeeBoy Brazil, com sede no Rio Grande do Sul, procurou a MDPower para equipar a pavimentadora 1000F com um motor que oferecesse potência aliada a menores níveis de vibração e ruído. A solução apresentada foi tão bem-sucedida que motivou uma nova parceria entre as empresas, inclusive nos Estados Unidos, onde fica a matriz da LeeBoy. 

 

De acordo com Fábio Spagnolo, Engenheiro Mecânico da LeeBoy Brazil, o trabalho começou a ser desenvolvido em agosto de 2014. “Precisávamos de um motor compacto para a pavimentadora e a MDPower nos mostrou que os motores Perkins poderiam contribuir para tornar nossas operações mais eficientes”, explica.

 

Os estudos e as análises para encontrar o motor mais adequado para a empresa duraram três meses e incluíram desenhos em 2D e 3D, visitas técnicas e apoio à homologação, aos testes e aos ajustes para otimizar o desempenho. “Disponibilizamos todas as informações técnicas e compartilhamos experiências para que pudéssemos caminhar juntos, como verdadeiros parceiros, e chegar à melhor solução”, acrescenta Rodrigo Kojii Nomoto, Consultor de Vendas Multi-Produto da MDPower.

 

O motor escolhido foi o Perkins 1103C-33 de três cilindros e 55HP. Além de ser forte, robusto e com menos vibração e ruído, é fabricado em Curitiba (PR), o que garante facilidade de entrega e manutenção. Os testes com o equipamento começaram em novembro de 2014 e os resultados foram tão positivos que a LeeBoy Brazil adquiriu mais 14 modelos semelhantes ao longo de 2015.

 

Para Spagnolo, um dos diferenciais de trabalhar com a MDPower foi a entrega da solução completa, que inclui radiador e filtro de ar, entre outras peças. “Isso fez com que também pudéssemos reduzir o tempo de montagem da pavimentadora, uma vantagem importante em uma linha de produção”, afirma.

 

Novas parcerias

As duas empresas estão trabalhando para melhorar ainda mais os resultados obtidos na pavimentadora 1000F. A partir de 2017, o equipamento contará com um motor Perkins de quatro cilindros, que atende ao programa de emissões de poluentes e ruídos Proconve/MAR-I para máquinas fora de estrada.

 

“Estamos em fase final de desenvolvimento da melhor opção, considerando preço, qualidade, potência, compactação e robustez. O modelo da Perkins está à frente dos concorrentes e atende ao programa de emissões EU Stage IIIA/U.S. EPA Tier4”, conta Rodrigo.

 

Em setembro, será finalizada a montagem da primeira pavimentadora de esteira 8510B com motor Perkins, adquirido por meio da parceria com a MDPower.

Comentar