Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq beneficia mais de 2,6 mil pessoas em 2018

Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq beneficia mais de 2,6 mil pessoas em 2018

Com quatro principais campanhas corporativas, o programa mobilizou mais de 350 voluntários em diversas cidades

 

Expandir e qualificar o trabalho voluntário em todas as localidades de atuação, transformando necessidades sociais em oportunidades de participação solidária, esse é o objetivo Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq. Em 2018, foram realizadas quatro campanhas corporativas, com a participação de 350 voluntários, que beneficiaram cerca de 2,6 mil pessoas.

 

De acordo com Ellen Pereira, Analista de Responsabilidade Social da Sotreq, 2018 foi um ano marcante para o programa: “Conseguimos desenvolver um cronograma de campanhas periódicas, que proporcionaram um engajamento maior de todas as localidades do Grupo Sotreq. Esperamos que em 2019, seja possível alavancar ainda mais!”, comenta.

 

Em maio, na Campanha Mês das Mães, realizou-se a doação de leite em pó para instituições sociais de atendimento infantil. Além desta arrecadação, as 17 localidades que participaram da ação também doaram alimentos não perecíveis, mamadeiras, chupetas e/ou material de limpeza. No total, 16 instituições e uma estimativa de 735 pessoas beneficiadas.

 

Já na Campanha Ambiental, em junho, foram realizadas ações de educação ambiental, como, produção de hortas comunitárias, passeio ao ar livre, sessão pipoca e palestras com temáticas ambientais, mutirão de limpeza em praias e praças, e cercamento de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, localizada no município de Brejetuba (ES), por meio do Movimento Todos pelo Rio Doce.

 

A campanha envolveu 10 localidades, beneficiando 10 instituições e mais de 1220 pessoas, e contou com a participação de 86 voluntários da Sotreq e externos no total.

 

AÇÕES DE VOLUNTARIADO
Outra campanha de destaque foi a Doação de Sangue. “Era a primeira vez que eu estava doando, a sensação de ajudar alguém que não conheço é maravilhosa. Quero logo que passe os quatro meses para doar novamente! Agora eu entendo a frase que diz: doar sangue é compartilhar a vida!”, explica Kelly Moura, colaboradora da filial Cuiabá.

 

Em novembro, o Programa realizou a segunda edição da Campanha Momento S, com ações voltadas para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

 

Participaram 18 localidades, 14 com ações já finalizadas e 4 em andamento. Até o momento, cerca de 91 voluntários da Sotreq contribuíram para a campanha que tem uma estimativa de 660 crianças e adolescentes beneficiados.

 

O Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq foi lançado oficialmente em outubro de 2016, em comemoração aos 75 anos da empresa para ressaltar a importância de seu legado. “O lema é construindo com as próprias mãos, o que possibilita maior fortalecimento do sentimento de coletividade”, conclui Ellen.