PRIMEIRA SONDA TOTALMENTE PRODUZIDA NO BRASIL CONTA COM MOTOR CAT®

PRIMEIRA SONDA TOTALMENTE PRODUZIDA NO BRASIL CONTA COM MOTOR CAT®

A PR 110 T1, apresentada na Rio Oil & Gás, traz o Motor Diesel Industrial Cat® C27 de 950 hp, responsável por acionar o sistema hidráulico motriz do equipamento; a expectativa é fortalecer a presença da marca no mercado onshore brasileiro

 

Realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 24 e 27 de outubro, a Rio Oil & Gás, maior evento de óleo e gás da América Latina, contou com a participação da Brasbauer, empresa fabricante de equipamentos de perfuração, fundada em 2009 por meio de uma joint venture entre a brasileira Brasfond Fundações Especiais S/A e a alemã Bauer Maschinen GmbH.

 

Na ocasião, a companhia apresentou a sonda PR 110 T1 (onshore), totalmente produzida no Brasil e que conta com o motor Diesel Industrial Cat® C27 de 950 hp, responsável por acionar o sistema hidráulico motriz do equipamento. O lançamento vem em meio à expectativa de reaquecimento do mercado onshore impulsionado pelo programa de desinvestimento da Petrobras. Com o nome de Projeto Topázio, o programa envolve 98 concessões de produção, além de seis blocos exploratórios, totalizando 104 concessões terrestres nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Espírito Santo.

 

“O projeto é visto como um passo fundamental para a recuperação do mercado onshore no Brasil, por isso, tanto a Sotreq (provedora de soluções e sistemas Cat®), quanto a Brasbauer apresentam um olhar mais otimista para os próximos anos”, explica Thamara Garcia, Consultora de Vendas do Mercado de óleo e gás da Sotreq.

 

“A fabricação da primeira sonda representa um marco para a Brasbauer, pois já na primeira alcançamos um índice de conteúdo local de 79,71%”, conta Rolf Pickert, gerente geral da companhia. Para a Sotreq, “a utilização do motor Cat® fortalece a presença da marca Caterpillar no mercado onshore brasileiro”, comenta Thamara.

 

A sonda PR 110 T1 é montada sobre semi-reboque e seu desenvolvimento e produção seguem os princípios de segurança, proteção ambiental, eficiência, confiabilidade e qualidade. Antes e durante sua produção, a Brasbauer enfrentou alguns desafios, como o investimento na fábrica no Brasil, manter o otimismo e continuar o projeto em meio a um cenário de queda no preço do barril (que reduziu a demanda por sondas e o ritmo do mercado onshore), além de “desenvolver fornecedores locais que atendam preço e qualidade”, relata Pickert.

 

Além de fornecer o motor, a Sotreq realizou o comissionamento do equipamento, tornando a sonda apta para comercialização. “A Sotreq espera que este mercado seja alavancado com a ajuda do plano da Petrobras e que seja retomada a demanda por sondas. Assim, além dos motores teremos oportunidade de expandir a venda de peças e serviços para as empresas operadoras“, aponta Thamara.

 

 

Comentar