Parceria entre Sotreq e Ponsse amplia fronteiras e chega a quatro estados brasileiros

Parceria entre Sotreq e Ponsse amplia fronteiras e chega a quatro estados brasileiros

A Sotreq, maior provedora de soluções, produtos e sistemas Cat® do Brasil, e a Ponsse Plc, companhia finlandesa fabricante de máquinas florestais, são parceiras desde julho de 2018. O acordo inicial consistia na representação para a comercialização de produtos e serviços Ponsse em Minas Gerais. Passados menos de dois anos, esse contrato está sendo ampliado. Com base no novo acordo, além de Minas Gerais (praça inicial), a Sotreq passou a ser revendedora exclusiva da Ponsse também nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Bahia. “Esse foi um passo importante para nossos objetivos estratégicos no mercado florestal. São estados com amplas áreas plantadas de eucalipto e presença expressiva dos grandes clientes, além de oportunidades significativas no segmento de clientes em geral do mercado florestal”, analisa o Consultor de Desenvolvimento de Mercado Florestal, Marcelo Chiabai.

 

O gatilho para a expansão da parceria surgiu em 2019, após o início do primeiro grande projeto em conjunto entre Sotreq e Ponsse. No final de dezembro 2018, ou seja, menos de seis meses depois do acordo entre as duas empresas ser sacramentado, veio a assinatura de um contrato para fornecimento de máquinas para a Eldorado, fábrica de papel e celulosa instalada na cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul.

 

 “A Sotreq vinha construindo, nos últimos anos, condições de ser novamente reconhecida como fornecedora de soluções para o mercado florestal, e contemplada em um projeto envolvendo os grandes clientes do mercado de papel e celulose. Após a parceria com a Ponsse, isso se tornou realidade por meio do fornecimento a Eldorado com 17 equipamentos Cat e Ponsse, em que a Sotreq tem o desafio de fornecer todas as soluções de suporte aos produtos, inclusive dos produtos Ponsse”, explica Chiabai.

 

O novo negócio provocou uma verdadeira revolução interna. Em dezembro, a Sotreq expandiu sua instalação em Três Lagoas, com a mudança para uma nova filial, instalação que trabalha em horário especial todos os dias da semana.

 

Sotreq e Ponsse intensificaram também os trabalhos conjuntos focados em grandes clientes florestais. Desde o final de 2018 e em todo o ano de 2019, investimentos principalmente em desenvolvimento e homologação de produtos foram direcionados para esse segmento de cliente. É a partir do momento da homologação que as empresas passam a fazer parte de um cadastro de possíveis fornecedores, e, assim, participam das grandes concorrências. E esse esforço também começa a dar frutos.

 

Um dos grandes resultados desse processo de desenvolvimento conjunto Sotreq, Caterpillar e Ponsse foi o desenvolvimento e homologação da primeira 320 Next Generation Harvesters para colheita de eucalipto no mundo. A homologação ocorreu na empresa Suzano, ainda em 2019, o que credenciou a Sotreq à participar de mais concorrências na maior empresa de produção de celulose do mundo, ampliando as expectativas de crescer sua participação no setor nos próximos anos.

 

Sobre a Ponsse

A Ponsse é uma empresa pioneira na colheita mecanizada de florestas plantadas e uma das principais do mundo no segmento. Nasceu em 1970, pelas mãos de Einari Vidgrén, quando o empresário florestal finlandês viu a necessidade de fabricar máquinas florestais de acordo com suas próprias necessidades. Atualmente, o Grupo Ponsse tem 12 subsidiárias e 32 distribuidores em todo o mundo e está no Brasil desde 2005.

 

A Ponsse produz cabeçotes para a colheita de madeira, especialmente eucalipto, utilizado na fabricação de celulose. A empresa acopla seus cabeçotes em escavadeiras e os produtos de qualidade fabricados pela Caterpillar formam um casamento perfeito. A Sotreq, como maior revendedora de produtos e soluções Cat do Brasil, passou a atuar em todo o processo de venda dos equipamentos Ponsse para o estado de Minas Gerais, agora ampliado para Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia e São Paulo.

 

Sobre a Sotreq

Com 78 anos de atuação no Brasil, é uma das maiores provedoras de soluções customizadas, produtos e sistemas Cat. Atualmente, a Sotreq possui filiais distribuídas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, oferecendo suporte completo em peças, serviços, contratos e tecnologia.

Comentar