Parceria de sucesso

Parceria de sucesso

Sotreq investe em parceria com a Michelin e oferece pneus diferenciados para melhorar a produtividade das operações

Por Camilla Chevitarese

 

Uma das missões da Sotreq é atender todas as necessidades de seus clientes. Por essa razão, faz questão de oferecer os melhores recursos e serviços. Pode contar com algumas exclusividades, entre elas, a parceria com a Michelin, a fim de garantir pneus com tecnologias avançadas que melhoram a produtividade e o desempenho dos equipamentos.

 

A parceria começou a ser desenvolvida em 2008 e as primeiras vendas foram feitas em 2010. “No início, trabalhamos apenas com pneus para máquinas com operações de infraestrutura, como motoniveladoras, carregadeiras e caminhões. Na medida em que a parceria foi se fortalecendo, aumentamos a linha de produtos em representação, bem como o número de filiais com produtos para venda e, desde o início deste ano, conseguimos oferecer pneus para toda a frota de equipamentos Cat®, exceto máquinas florestais, em todas as filiais de construção da Sotreq”, conta Renan Tomaz, Analista Corporativo de Desenvolvimento de Mercado.

 

Ciente da importância dessa parceria, a Sotreq passou a oferecer uma estrutura completa de suporte em todas as suas filiais. Boa parte das unidades tem pontos de estoque com disponibilidade imediata de pneus Michelin e uma equipe de Analistas de Produto presente nas cinco regiões do Brasil responsáveis por visitar clientes, acompanhar performance, realizar testes de campo e oferecer o suporte ao produto que já é conhecido para peças Cat®. Esse time de especialistas passa por treinamentos constantes para oferecer um suporte específico para esse serviço.

 

“O sucesso dessa parceria se deve ao trabalho feito em conjunto e ao desejo de sempre oferecer soluções rentáveis para nossos clientes. Nós, da Sotreq, trabalhamos para oferecer o melhor suporte ao produto do mercado e sabemos que os pneus Michelin podem contribuir para tornar as operações ainda mais produtivas”, explica Renan.

 

Os pneus Michelin OTR são construídos com uma carcaça radial em aço e lonas de proteção e trabalho posicionadas apenas na banda de rodagem. Isso permite que a deformação do pneu, ao suportar o peso do equipamento, seja nos flancos e não na banda de rodagem. Dessa forma, o pneu permanece com toda a banda de rodagem no solo, enquanto trabalha, proporcionando maior tração e consequentemente maior economia de combustível. Além disso, sua estrutura em aço é mais resistente a furos e danos em relação aos pneus convencionais fabricados com lonas de nylon sobrepostas.

 

A Sotreq oferece quatro linhas de pneus Michelin: OTR, para equipamentos de construção pesada, Compact Line, para máquinas menores, Manutenção&Portos, para empilhadeiras e equipamentos portuários e Agro, para tratores e equipamentos agrícola.

 

Resultado além do esperado

O Grupo Santa Luzia é especializado em construção pesada, infraestrutura e pavimentação. Depois de notar problemas nos pneus que usavam até então (tipo diagonal) causados por furos, rasgos e desgastes excessivos, a empresa decidiu fazer um teste com os pneus do tipo Bibload da Michelin na retroescavadeira 416E.

 

“Os pneus Michelin apresentaram custo por hora 66% menor e três vezes mais horas trabalhadas. Não houve parada por problemas de pneu, rasgo, corte ou qualquer outro defeito. O investimento inicial se paga com tranquilidade, menor desgaste, menor custo por hora e maior produtividade, resultando em um menor custo operacional para a empresa”, afirma Carlos Alberto Veiga, Proprietário do Grupo Santa Luzia.

 

Além disso, a fórmula exclusiva da Banda de Rodagem Michelin em pneus Bibload permite 44% de área de contato com o solo.

 

Engenheiro de Manutenção da Ebrae Engenharia, Elton Barbosa conta que a opção por adquirir pneus Michelin por conta das inúmeras vantagens, como redução no consumo de combustível, menor taxa de desgaste do pneu, maior conforto para operação e otimização do tempo de deslocamento.

 

“Equipamentos uma carregadeira 966H e um caminhão fora de estrada Randon RK 430M com os modelos de pneus R 25. O operador elogia bastante esses pneus por conta do conforto no deslocamento. Os índices de desgaste são bem menores e a redução no consumo de combustível é significativa”, conta.

 

A empresa está tão satisfeita que já pensa em adquirir mais pneus da Michelin. “Além do próprio desempenho, o que favorece nossa parceria com a Sotreq e a Michelin é o apoio que recebemos no gerenciamento dos pneus. Sempre tem algum representante que vem em campo para medir o desempenho e o desgaste”, explica.

 

Proprietário da Retro Manaus, Geraldo Magella afirma estar 100% satisfeito com o pneu XMCL da Michelin que adquiriu para a retroescavadeira 416E. “Faz 1 ano que utilizo o pneu e o desempenho da máquina melhorou de forma considerável. O pneu é mais macio, tem ótima aderência no terreno e oferece mais conforto e controle para o operador. Isso sem contar o suporte que a Sotreq disponibiliza em qualquer momento. O custo-benefício é excelente e nós já temos planos de adquirir mais dois ou três pares de pneus futuramente”, comenta.

 

A parceria da Sotreq com a Michelin continuará a render bons frutos. “Estamos investindo no serviço de aluguel de máquinas já com pneus Michelin. Na parte de máquinas, estamos estocando algumas de nossas carregadeiras com os pneus Michelin de fábrica. É importante disseminar o conhecimento internamente, não só na área de peças, então fizemos esse ano um treinamento com todo o time de máquinas da Sotreq para que os consultores possam auxiliar ainda mais nossos clientes na compra do equipamento com o pneu que trará melhor performance”, conclui Renan.   

Comentar