Manejo sustentável da floresta tropical

Manejo sustentável da floresta tropical

Máquinas florestais da Caterpillar operam em concessões de manejo sustentável de madeira no norte do país.

Com o objetivo de assegurar a geração de emprego e renda para a população do Pará e simultaneamente garantir a preservação de suas florestas, o governo estadual instituiu a Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006), através da qual concede a empresas e comunidades, por meio licitatório, o direito de manejar florestas públicas a fim de extrair madeira e produtos não madeireiros, tais como óleos vegetais, castanha e frutas regionais. Em contrapartida ao direito de uso sustentável da floresta, os concessionários remuneram o poder público e envolvem a comunidade durante a execução dos projetos.

Para atender a essa demanda, a Sotreq oferece a linha completa de equipamentos florestais Caterpillar, bem como dispõe de um pós-venda especializado. “São clientes que necessitam de atenção especial, pois, na maioria dos casos, suas máquinas operam em pontos remotos, situados a até mil quilômetros de distância de Belém, onde o acesso é feito apenas por meio de balsas”, afirma Fernando Pancieri, Consultor Florestal da filial da Sotreq em Belém.

Entre os equipamentos Caterpillar mais utilizados nessa atividade estão os Skidders – Tratores Florestais de rodas equipados com uma garra traseira, capazes de segurar e arrastar a tora de madeira até o pá́tio para o carregamento na balsa. Os modelos disponíveis são o Cat® 525C e o Cat® 545C.

A Rondobel atua em uma área florestal de 16 mil hectares, em Santarém (PA), e conta com uma frota Caterpillar que inclui, entre outros, quatro skidders Cat® 525-C, dois tratores de esteira Cat® D6N e Carregadeiras de Rodas Cat® 938G e Cat® 938H. Apesar da distância, a Rondobel contratou o PMP (Programa de Manutenção Preventiva), no qual a Sotreq compartilha responsabilidade de manutenção com o cliente, em que um mecânico da Sotreq vai ao local para execução das intervenções a cada 500 horas. “Vamos entrar em mais uma concessão florestal e reforçar nossa frota Caterpillar junto à Sotreq”, afirma Vinicius Belusso, diretor da Rondobel.

Há dois anos, a madeireira Golf atua no manejo sustentável em uma área de 18 mil hectares no município de Oriximiná (PA). São sete dias de balsa de lá até Belém pelo rio Trombetas. A frota Caterpillar é composta por Tratores de Esteira Cat® D6N e Carregadeiras Cat® 924H e Cat® 938H, entre outros modelos. Os operadores receberam treinamento da Sotreq. Segundo Isaías Lacerda, diretor da Golf, a assistência técnica da Sotreq e o estoque de peças fazem a diferença em relação a outras marcas.

Com cerca de 100 funcionários trabalhando em uma área de 46 mil hectares em Santarém, a empresa concessionária LN Guerra possui um mecânico no local para atender a frota de Skidders Cat® 525C, Tratores Cat® D6N e Carregadeiras Cat® 938G, Cat® 938H e Cat® 950H. “Em breve esse profissional irá fazer um curso de capacitação na Sotreq”, afirma Ricardo Tamanho, diretor operacional da LN Guerra.

A Sotreq dispõe de uma estrutura dedicada à realização de treinamentos e seminários voltados a aprimorar o conhecimento das equipes de técnicos e operadores de seus clientes.
A confiabilidade da marca Caterpillar e sua resistência em regiões de altas temperaturas, chuvas frequentes e terrenos enlameados têm influência na hora da compra, afirma Esdras de Souza, diretor da Ebata, que opera na cidade de Oriximiná. “É o melhor equipamento florestal do mercado”, conclui.

Comentar