Lavoro investe em equipamentos Cat® para grandes obras

Lavoro investe em equipamentos Cat® para grandes obras

A empresa de Jundiaí adquiriu duas escavadeiras 336 NG, uma escavadeira 320D2L e três rolos compactadores CP54, que estão em campo a todo vapor   

   

Com o mercado de construção civil em aquecimento e perspectivas de crescimento em 2019, as demandas envolvendo setores adjacentes também prosperam. Neste cenário, a empresa Terraplenagem Lavoro, de Jundiaí, desponta com grande expansão quando o assunto é escavação e movimentação de terra. Para enriquecer sua frota, ela comprou no ano passado duas escavadeiras 336 NG Cat®, uma escavadeira 320D2L e três rolos compactadores CP54, todos voltados às obras de grande volume.    

   

“Pesquisamos bastante antes de adquirir as máquinas, porque buscávamos as mais adequadas para obras de grande porte, ou seja, que tenham bom desempenho para grandes volumes de movimentação de terra. A 336 responde a tudo isso. O ganho de produtividade é surpreendente, com agilidade, capacidade de força, economia de mão de obra e combustível. Trabalhamos com ela 24 horas por dia”, afirma o diretor Alex Sandro Bortolo, sócio da empresa ao lado dos irmãos Admilson e Eliezer.  

   

O negócio familiar começou em 1997 sem grandes pretensões, mas ganhou força. De cinco funcionários, conta hoje com mais de cem e com uma frota composta por 16 máquinas Cat, entre escavadeiras, retroescavadeiras, trator de esteira, rolo compactador, pá carregadeira, minicarregadeira e motoniveladora. “Estamos muito satisfeitos. Além de uma máquina excelente, tem baixo custo de manutenção, disponibilidade de peças e vem impregnada de tecnologias”, conta Bortolo, referindo-se especificamente à 336. “Executamos todas as revisões conforme orientação do fabricante e só utilizamos peças originais para garantir a qualidade e eficiência do equipamento”, completa.    

   

Para ter uma ideia da produtividade, ele conta que uma caçamba de caminhão - 17 m³ - é preenchida em média em apenas 90 segundos. Mesmo com tamanha rapidez, esta obra exigirá meses de esforço dia e noite de toda a equipe. “Essas máquinas fizeram a diferença”, diz o engenheiro. A saber, a caçamba da 336 tem capacidade para 2.4 m³, enquanto a 320 tem 1.4 m³.    

   

A Sotreq garante também a qualidade no pós-venda. O representante de vendas da Sotreq, Fernando Pierini Jr., conta que as máquinas da Lavoro foram adquiridas com o PMP (Plano de Manutenção Preventiva), que garante a manutenção a cada 500 horas trabalhadas. “Todas as manutenções incluídas no material do fabricante, a Sotreq faz para o seu cliente. Basta apenas nos avisar que agendamos a visita do funcionário na obra, assim ele não perde tempo. Garantimos mão de obra e o ferramental. Nossos clientes já têm muitos problemas para resolver nas obras, com isso eles não precisam se preocupar”, afirma. “Nossa disponibilidade de peças é de 95% até 48 horas de atendimento. Se precisar importar, no máximo 15 dias”, finaliza.    

   

Os três rolos compactadores CP54 Cat também foram comprados pela Lavoro com o foco nesta obra. São máquinas que auxiliam na cadeia produtiva, trazendo eficiência de compactação nas áreas de aterros. A empresa aguarda também, até o final desse mês, a entrega de uma retroescavadeira 416F2 para somar à sua frota.