Lançamento da série L

Lançamento da série L

Carregadeiras médias 966L e 972L são apresentadas na fábrica da Caterpillar em Piracicaba 
 
Ao observar as necessidades dos clientes e buscar maneiras de supri-las com tecnologia e eficiência, a Caterpillar desenvolveu a série L de equipamentos Cat®. As novas carregadeiras médias 966L e 972L foram apresentadas com a presença de Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil e do time de especialistas responsáveis pelo projeto, na fábrica de Piracicaba, no dia 23 de agosto. 
 
As novas carregadeiras da série L são mais potentes, oferecem maior eficiência de combustível do que os modelos anteriores, melhor segurança e conforto para o operador, refinamento do trem de força e do sistema hidráulico, articulação da barra Z comprovada, caçambas Cat® da Série Performance, além de itens opcionais que aumentam a eficácia da operação como o controle automático de tração, o sistema de absorção de impactos aprimorado e as Tecnologias Cat® Connect. 
 
“Podemos dizer que a série L continua o legado das anteriores. Traz o melhor da série H, com mesmo design e durabilidade, mas uma economia de 15 a 20% de consumo de combustível em relação a série anterior, além de uma média de 10% de aumento da performance do motor, interface simples para operação e componentes amplamente testados e aprovados”, afirma Marcio Vieira, gerente de produto/NPI. 
 
Durante a apresentação, Gecimar Morini, Consultor de Aplicação de Produto da Caterpillar levantou todos os detalhes das novas carregadeiras. “A série H ficou em torno de dez anos no mercado. Por isso, chegou o momento de oferecer um equipamento novo com toda a confiabilidade e a durabilidade que são características da Caterpillar. Todos os componentes do projeto foram fabricados para garantir o máximo de desempenho”, explica.  

A potência do motor e a redução do consumo de combustível foram os pontos que mais despertaram a atenção dos presentes. Os motores ACERT oferecem grande densidade de potência e consomem menos combustível, justamente por fornecerem potência e torque quando necessário. Os sistemas Cat® de trem de força, hidráulico, de arrefecimento e eletrônico diminuem as rotações do motor em funcionamento e reduzem as cargas térmicas gerais do sistema, o que aumenta a eficiência do combustível. 
 
 

Os eixos dos modelos da Série L têm modificações que reduzem as cargas parasíticas e melhoram a lubrificação positiva. O sistema hidráulico com detecção de carga tem fluxo proporcional, o que dá uma resposta hidráulica rápida e suave, com maior capacidade de controle e tempos de ciclo mais rápidos em operações de carregamento e transporte e de rampa, assim como maior força de tração nas rodas ao escavar. Um ventilador aumenta ainda mais a eficiência de combustível e reduz os níveis de ruído.  

Há também a possibilidade de acionar o Modo de Economia, que economiza ao máximo o combustível, ou ainda de optar pelo Sistema de Controle Automático de Tração. Esse item opcional é completamente automático e não requer interação do operador, o que melhora a tração e reduz o desgaste dos pneus.  
 
Tecnologia na operação 
Um destaque na apresentação da série L foi a integração das tecnologias LINK da Cat®, como o sistema Product Link™, às carregadeiras. Com elas, os proprietários das frotas podem gerenciar a utilização dos equipamentos e reduzir os custos de operação. A interface online VisionLink permite até mesmo rastrear localização, horas, consumo de combustível, códigos de diagnóstico e tempo de inatividade. Por meio da análise do relatório, os principais problemas da operação são detectados e resolvidos em tempo hábil.  
 
Especialista de Aplicação em Tecnologia da Caterpillar, Felipe Ruy destacou o sistema de pesagem, a tecnologia PAYLOAD da Cat®, como o sistema opcional Cat® Production Measurement. “A balança oferece total precisão de pesagem dos materiais que estão sendo carregados. A atualização acontece em tempo real, o que elimina a necessidade de repesagem, acelera o carregamento e reduz a sobrecarga”, explica. A interface é totalmente intuitiva e de fácil utilização com tela sensível ao toque e destaque para as principais informações. Os gerentes podem acessar remotamente os dados via portal do VisionLink na web para medir a produção e melhorar a eficiência. 
 

Destaques 

 
POTÊNCIA DE MOTOR - Utilizam o motor Cat® C9.3 ACERT com classificações de potência bruta máxima que variam de 227 a 242 kW (309 a 330 HP) e pesos operacionais aproximados de 23.000 a 25.000 kg (51.000 a 55.000 libras). Atualizados, oferecem potência do motor 10% maior na 966L e 5% na 972L (em comparação com a série H) para melhorar o desempenho e a resposta da máquina. 
 
PRODUTIVIDADE - Transmissão Power Shift planetária de 4A/4R. Um conversor de torque de alta capacidade em ambos os modelos usa uma embreagem de travamento para excelente desempenho de nivelamento e alta velocidade, e o sistema de Controle Eletrônico de Produtividade Avançada (APEC, Advanced Productivity Electronically Controlled) da Caterpillar mantém o fluxo de torque durante as mudanças de faixa para proporcionar aceleração mais rápida em rampas e mudanças mais suaves no modo de comando direto da transmissão. 

SISTEMA DE FRENAGEM- O Sistema de Frenagem Integrado (IBS, Integrated Braking System) regula a redução de marchas proporcionalmente à força de frenagem necessária, resultando em reduções de marcha mais suaves e maior controle de desaceleração. O IBS prolonga a vida do freio de serviço, aumenta os intervalos de troca de óleo do eixo, reduz as temperaturas do óleo do eixo e melhora o desempenho do neutralizador da transmissão, resultando em ciclos mais rápidos. 

ACOPLADOR DE FERRAMENTAS - O Sistema do Acoplador Cat® Fusion™ permite trocas de ferramenta rápidas, como garfos, caçambas com garras e lâminas. A série L utiliza-se de mecanismo avançado de cunhagem do acoplador que proporciona encaixe preciso e amplia a vida útil do equipamento. 

SEGURANÇA DO OPERADOR  A cabine conta com Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem (ROPS, Roll Over Protection System) de quatro colunas para garantir conforto, visibilidade e eficiência inigualáveis. O novo e aprimorado painel de controle é de fácil alcance e utilização. Sistemas potentes de aquecimento e ar-condicionado dão maior conforto para o operador, assim como suportes viscosos para reduzir a vibração e os níveis de ruído da cabine. No quesito segurança, os degraus são similares a uma escada, a porta de entrada reduz o ângulo de entrada e os corrimãos fornecem acesso seguro. Os espelhos também são grandes com espelhos para ponto cego e há uma câmera retrovisora padrão - são mais de 54° de visibilidade em torno da máquina. A tecnologia DETECT da Cat®, como a câmera retrovisora integrada, também melhora a visibilidade atrás da máquina. 

MANUTENÇÃO O capô inclinado com portas de acesso lateral e traseira fornece fácil acesso aos pontos de abastecimento e de verificação diária de nível do fluido, assim como o acesso total ao compartimento do motor. Centros de serviços elétricos e hidráulicos fornecem acesso agrupado e no nível do solo para itens como as aberturas de S•O•SSM (Scheduled Oil Sampling, Coleta Programada de Amostra de Óleo) que facilitam a coleta de amostras de fluido nos pontos ideais de um sistema de circulação.  

DURABILIDADE - Os chassis frontal e traseiro da Série L são fabricados com materiais de alta resistência para durabilidade de longo prazo, soldados roboticamente para garantir desempenho confiável e projetados para dissipar as forças associadas a carregamento e escavação agressivos. O sistema de engate articulado, que une os chassis frontal e traseiro, proporciona excepcional capacidade de força de rolamento. A articulação frontal da barra em Z produz forças ideais da caçamba e de levantamento, e as caçambas da Série Performance da Cat® são projetadas para fornecer penetração no monte, maiores forças de desagregação, ângulos de reversão superiores e tempos de ciclo mais rápidos, resultando em maior vida útil dos pneus, eficiência de combustível superior e boa capacidade de produção. A melhoria no roteamento da mangueira hidráulica reduz possíveis desgastes. A filtragem de fluxo completo funciona com loop adicional e protege os principais componentes e prolonga a vida útil.  

ILUMINAÇÃO -  A iluminação em LED é outro diferencial presente nas carregadeiras da série L, pois proporciona economiza e aumenta o desempenho, principalmente, das operações feitas dentro das minas.  

 

Comentar