Colheita Inovadora com motores Perkins

Colheita Inovadora com motores Perkins

Criado pela Schülter, equipamento inovador conta com motores Perkins e facilita a colheita de laranjas.

Um velho problema enfrentado pelos citricultores brasileiros foi solucionado com a criação de um equipamento que promete revolucionar as plantações em todo o País: uma facilitadora para colheita de frutos, que auxilia o trabalhador em seu deslocamento em direção ao produto que será colhido. O projeto inovador e tecnológico começou a ser planejado em 2004 pelo empresário Angelo de Souza Pereira, fundador da Schülter.

O primeiro protótipo da máquina foi realizado em 2005, seguido por um novo modelo em 2007. Após vários anos de desenvolvimento e de testes, chegou-se à versão atual no final de 2013. “Tendo-se em vista que o processo manual de colheita era bastante complicado, iniciamos o projeto. Surgiram novas ideias e demorou dez anos para a empresa passar a comercializar a facilitadora para a colheita de frutos”, explica Fernando Benelli, Gerente de Engenharia da Schülter.

Equipada com motores Perkins, fornecidos pela MDPower, a máquina apresenta inúmeras vantagens para os produtores de laranjas, já que a mecanização total da colheita desse fruto é difícil de ser implantada. Para facilitar o processo, o novo equipamento conta com braços hidráulicos que se movimentam individualmente e transportam o material recolhido por esteiras até o reservatório final, o que elimina o uso de sacolas e de escadas.

De acordo com Benelli, cada colhedor fica em um cesto localizado na extremidade do braço e a operação é feita por meio de pedais, deixando as mãos livres para fazer a colheita. “É um equipamento autopropelido com controle de velocidade, ou seja, se desloca continuamente durante a colheita e cadencia o ritmo das funções”, completa.

A facilitadora para colheita de frutos apresenta aumento de produtividade, maior segurança e ergonomia do trabalhador e melhor qualidade da laranja devido aos baixos impactos sofridos.

Motores especiais

O motor Perkins 1104, utilizado para movimentar a facilitadora para colheita de frutos, conta com quatro cilindros que se adaptam perfeitamente ao equipamento produzido pela Schülter. “Escolhemos a MDPower porque, além da qualidade e da procedência do produto, ofereceu um ótimo atendimento durante o processo de desenvolvimento da máquina”, explica Benelli.

O Gerente de Engenharia acrescenta que a atenção e a importância dadas ao projeto, assim como a velocidade de resposta e a rede de assistência técnica, também foram decisivas na hora de firmar a parceria. A MDPower já tinha os motores de pronta-entrega, mas foi necessário fazer algumas alterações na hélice do radiador para atender plenamente as solicitações da facilitadora para colheita de frutos. “Ajudamos em todo o processo de seleção de peças e prestamos esclarecimentos técnicos para que o equipamento pudesse ser montado”, ressalta Rodrigo Kojii Nomoto, Consultor de Vendas da MDPower.

A parceria também incluiu a indicação de parceiros para a automação do motor e para o acompanhamento da construção do equipamento desde o início. “Fizemos as modificações necessárias e homologamos a máquina para liberação da garantia Perkins”, completa Nomoto.

Fundada há 11 anos, a Schülter é uma empresa familiar, localizada em Paranavaí (PR) e atua no segmento de equipamentos agrícolas. Com a facilitadora para colheita de frutos, que já desperta o interesse de vários produtores, a tendência é que o número de aquisições aumente e que o setor de máquinas agrícolas fique ainda mais aquecido.

Comentar