Baterias de íon lítio: eficiência e energia limpa

Baterias de íon lítio: eficiência e energia limpa

Material substitui o chumbo, melhora a performance do equipamento e produtividade do negócio 

 

A Somov, distribuidora autorizada das maiores fabricantes de equipamentos de movimentação de materiais do mundo, Hyster® e Yale®, traz ao mercado brasileiro a bateria de íon lítio para empilhadeiras e paleteiras elétricas, que promove diminuição dos custos operacionais e crescimento de performance da frota, além de minimizar a quantidade de chumbo no planeta. 

  

Presentes em equipamentos eletrônicos portáteis (celulares, notebooks, máquinas fotográficas, entre outros), as baterias de íon lítio acumulam vantagens, tanto que têm ganhado cada vez mais abrangência e acesso nos setores pesados. Enquanto as baterias de chumbo possuem durabilidade para um turno (oito horas), as de lítio são ideais para operações de dois a três turnos com vida útil de cinco anos, quase o dobro da anterior. 

  

Além disso, não vicia, não requer manutenção e seus componentes podem ser reaproveitados. “As baterias de lítio podem ter o que chamamos de segunda vida, ou seja, seus componentes internos podem ser reaproveitados em outras aplicações. Por exemplo, aquela carga que não teria mais capacidade para a autonomia em uma operação de uma empilhadeira pode ter componentes internos úteis a uma carga estacionária, como a antena de celular”, explica o coordenador de produtos da Somov, Bruno Almeida. 

  

Os consumidores também ganham no processo de recarga, que é mais ágil e eficiente. “Para se ter uma ideia, as baterias de chumbo levam de oito a nove horas para estarem carregadas em sua totalidade, enquanto as de íon lítio podem ser carregadas em 100% em apenas duas horas ou menos, dependendo da amperagem do carregador adquirido. É um ganho bem significativo em produtividade. Em uma breve parada, pode ser feita a carga de oportunidade. Além disso, o usuário não terá a necessidade de uma sala de baterias para realizar o processo de carregamento, aproveitando esta área para uma operação produtiva”, diz Almeida. 

 

Outras vantagens das ion  lítio são: 3.750 ciclos, eficiência energética de 95%, redução nos custos de energia entre 20 e 30%, possibilidade de carregamento rápido (uma a duas horas), carga de oportunidade (50 a 70% do carregamento em 30 minutos), pacotes da bateria com segunda vida (outras aplicações) e área da sala de bateria disponível para área produtiva. 

  

A solução vem sendo utilizada em outros países há algum tempo, onde o Hyster-Yale Group® recebeu a renomada certificação da Underwriters Laboratory (UL), principal certificadora internacional de segurança orientada à área eletrotécnica. Chega agora ao Brasil com ótimas expectativas da Somov, que desde 2011 está no mercado de empilhadeiras, distribuindo equipamentos Hyster® para as regiões Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Maranhão, e Yale para o estado de São Paulo.   

 

Requerimento chumbo-ácido

  • Sala de bateria
  • Sistema para troca de bateria e tempo, custo homem hora para troca de bateria
  • Tempo de carregamento – geralmente 8 horas
  • Ventilação para gases e emitidos
  • Área de lavagem dos olhos

 

Requerimentos Íon lítio

  • Somente carregamento
  • Dependendo do tempo de carregamento necessidade de melhoria na infraestrutura elétrica

 

Principais vantagens

  • 3.750 ciclos
  • Eficiência energética de 95%
  • Redução nos custos de energia entre 20-30%
  • Possibilidade de carregamento rápido complete (1-2 horas)
  • Carga de oportunidade (50-70% do carregamento em 30 min.)
  • Pacotes da bateria possuem segunda vida (outras aplicações)
  • Melhor aproveitamento da área produtiva (sem necessidade de sala de bateria)